Toda partida do Grêmio termina empatada?

O Grêmio segue sua rotina desesperada para fugir da zona de rebaixamento. Joga mal, não mostra qualquer sinal de evolução, mas consegue um empate salvador e vai somando pontos. A equipe treinada por Renato Portaluppi ficou no 1 a 1 com o Cruzeiro Mineirão, em Belo Horizonte. Depois, o técnico gremista foi para a tradicional pancadaria contra a imprensa no final do jogo. Ou seja, toda partida do Grêmio termina em patada....

Esse é o terceiro empate na sequência. O Grêmio não venceu o Fluminense, o Juventude e agora o Cruzeiro. Mesmo assim, o resultado não foi ruim. O tricolor deve se salvar com 44 pontos. Ou seja, basta apenas uma vitória em três jogos. E isso que dois deles são em casa. O problema é que a torcida gremista não sabe o que esperar dos confrontos contra São Paulo (casa), Vitória (fora) e Corinthians (casa). Tudo pode acontecer.

De qualquer forma, a partida foi equilibrada. Possivelmente são os dois times mais mal treinados do campeonato. E isso se refletiu em campo. Foi um jogo repleto de falhas individuais, de pouco brilho e de muita correria. Escolher entre Renato Portaluppi e Fernando Diniz é uma tarefa complicada.

Ainda assim, o Grêmio saiu na frente. Aos 18 minutos, o tricolor gaúcho fez uma boa jogada pela direita. João Pedro recebeu a bola, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Braithwaite. O centroavante tocou de letra para fazer um belo gol.

Aos 37 minutos, Dodi perdeu um gol feito. Tudo bem que Lautaro Díaz tinha colocado uma bola no travessão. E o Cruzeiro perdeu várias chances. A tranquilidade gremista durou até o final da primeira etapa. Aos 41 minutos, Gabriel Veron fez passe por cobertura para Matheus Pereira, que entrou em velocidade nas costas do Reinaldo. Ele pegou de primeira e mandou no canto direito de Marchesín. Um golaço.

A segunda etapa começou e terminou com o domínio do Cruzeiro. Renato até tentou mudar o ritmo da partida. Tirou Cristaldo e colocou Monsalve. Não funcionou. Depois colocou Pavón e Edenilson nos lugares de Soteldo e Aravena. O Grêmio melhorou um pouco. O Cruzeiro pressionou mas não foi capaz de criar chances claras de gol. No final, o empate foi mesmo o resultado mais justo.

Agora, o Tricolor tem 41 pontos. Está na 14ª colocação e - o mais importante - abriu três do Criciúma, o primeiro time na zona de rebaixamento. Então, domingo é dia de enfrentar o São Paulo, às 16h, na Arena. A vitória garante a permanência na Série A. Já o empate garante mais sofrimento nas últimas rodadas...

Jarbas Schier