O dia em que Marchesín encarou o Palmeiras

O Grêmio perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque. É um resultado generoso para um time que sequer entrou em campo. Foi um massacre. A equipe comandada por Renato Portaluppi só não sofreu uma goleada histórica por conta de uma atuação monumental do goleiro Marchesín.

Para que o impoluto leitor desta coluna tenha uma dimensão do fiasco tricolor e do esforço hercúleo de Marchesín. O Palmeiras teve 35 finalizações. Foram pelo menos 14 defesas beirando o impossível do goleiro gremista. Por isso que, no dia 8 de novembro de 2024, Marchesín encarou sozinho o Palmeiras.

Sim. 11 jogadores contra um goleiro. Por que o time do Grêmio ficou em casa olhando o jogo pela televisão, confortavelmente instalado no sofá. Não teve ataque, meio-campo ou defesa. Somente um solitário Marchesín impediu o tricolor de levar uma goleada histórica.

No primeiro tempo, todo mundo percebeu o óbvio, o esquema criado por Renato Portaluppi não funcionou. Contra o Fluminense foi mais sorte do que juízo. Então, insistir nessa aberração tática de jogar sem meias não poderia dar certo. E não deu. Resumindo: Palmeiras jogando melhor e Marchesín empilhando um milagre atrás do outro.

Claro que alguém pode argumentar que o Grêmio queria jogar na falha do adversário, aproveitando os contra-ataques. Tudo bem, mas essa tática só funciona se o time passar do meio campo. Caso contrário, fica muito difícil concretizar um ataque...

Na volta do intervalo nada mudou. O Palmeiras seguia criando chances de gol. O Papa já estava pensando em canonizar Marchesín devido a incrível quantidade de milagres em um espaço tão curto de tempo.

Tanta pressão acaba dando resultado. Aos 26 minutos veio o castigo para o goleiro gremista. Dudu avançou pela esquerda e chutou forte. Marchesín espalmou. No rebote, Estêvão foi mais rápido e mais esperto do que Reinaldo e só teve o trabalho de tocar para o gol vazio: 1 a 0.

O técnico Renato colocou Monsalve, Nathan Fernandes, Cristaldo, Pepe e Diego Costa em campo. Nada mudou. O Palmeiras seguiu levando perigo e só não houve goleada por conta de uma atuação histórica de Marchesín. O juiz até ia dar mais descontos, mas ficou com medo que a ONU enviasse uma missão humanitária para parar o jogo...

Agora o Grêmio segue com 39 pontos. Ocupa a 12ª colocação na tabela. Foi ultrapassado pelo Corinthians! A próxima rodada é decisiva. O tricolor joga na Arena contra o Juventude. Se vencer praticamente afasta o risco de rebaixamento. Mas, por favor, desta vez não deixem o Marchesín sozinho. Para ganhar do Juventude, o Grêmio precisa pelo menos entrar em campo...

Jarbas Schier