Seleção Brasileira está virando um Botafogo

Era óbvio. Estava na nossa frente o tempo todo. Mesmo assim, ninguém viu o fato mais importante do futebol brasileiro. A nossa Seleção está virando um Botafogo. Pausa. Aos 17 torcedores do Glorioso, a ZeroZen gostaria de dizer que isso não é um elogio. Sim, o Brasil venceu o Chile por 2 a 1, mas novamente não jogou absolutamente nada.

Veja bem, a Seleção está efetivamente botafogueando. Não ganha mais títulos, vive de passado, é capaz de fracassos monumentais e ainda acha que está no caminho certo. Nada mais Botafogo do que isso.

Para piorar a situação, o Brasil tomou um gol logo no início da partida. A zaga deu bobeira (principalmente Danilo) e Vargas subiu livre para cabecear. A Seleção não se abalou nem se mexeu. Continuou no mesmo futebol burocrático e previsível. O primeiro tempo se arrastava lentamente sem qualquer vestígio de esperança.

Até que um jogador do Chile caiu na área do Brasil. O juiz não deu pênalti. A Seleção emendou um contra-ataque. O jogador chileno fez falta em Savinho. O árbitro mandou seguir. Então Savinho avançou e cruzou na medida para Igor Jesus empatar a partida aos 45 minutos!

No segundo tempo, o Brasil seguiu completamente inerte, displicente, sem qualquer nesga de orientação tática. Mesmo jogando contra um dos piores times da competição, a Seleção mostrou imensas dificuldades. Danilo não pode ser titular. Rodrygo ainda não se encontrou. Paquetá é dose pra mamute. A lista de erros de Dorival Jr. é enorme e não para de crescer.

A segunda etapa conseguiu o prodígio de ser pior do que a primeira. O Chile foi de uma incompetência brutal. Já o Brasil era um terreno improdutivo prestes a ser invadido pelo movimento dos Sem-Terra.

Quando tudo indicava um empate, Bruno Guimarães avançou pelo meio e fez um bom passe para Luiz Henrique. O atacante cortou o zagueiro, entrou na área sem marcação e chutou colocado. Era o gol da vitória brasileira, que só foi sair aos 43 minutos da segunda etapa. Dois gols feitos por jogadores do Botafogo. O que explica muita coisa, aliás explica praticamente tudo...

Agora, o Brasil tem 13 pontos e ocupa o quarto lugar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. É uma situação mais confortável, porém ainda precisa melhorar muito para dar esperança à torcida. Resta então torcer por um lance de sorte e confiar no peso que essa camisa teve no passado. Nada mais Botafogo do que isso.

Jarbas Schier