Uma grande vitória de 0 a 0

Foi um jogo maluco. Teve o Grêmio jogando melhor que o líder do campeonato durante todo o primeiro tempo. Teve um pênalti não marcado. Teve gol bem anulado do Botafogo. Teve uma expulsão absurdamente injusta pelo lado do Grêmio. E para fechar com chave de ouro teve Kannemann jogando de atacante e quase marcando um golaço. Foi uma grande vitória de 0 a 0 e um ponto valioso para escapar do rebaixamento.

Antes de mais nada, não dá para criticar o Botafogo. O time carioca aceitou jogar fora de seu estádio como uma atitude esportiva para manter a isonomia do campeonato. Também foi generoso ao escalar um time misto no primeiro tempo. Talvez tenha acreditado que a derrota gremista para o Criciúma ia deixar as coisas mais fáceis. Ledo engano...

Na verdade, o Grêmio acertou o meio-campo. Voltou a marcar com intensidade e dificultou a vida do Botafogo. Aliás, o tricolor gaúcho poderia ter terminado na frente se Edenilson não tivesse desperdiçado duas chances claras de gol.

O problema é que na segunda etapa o Botafogo voltou melhor. Principalmente depois da entrada de Savarino. A partir daí, brilhou a estrela de Marchesín. Então o Glorioso começou a colocar titulares em campo como Alex Telles e Igor Jesus. Já o Grêmio se reforçou com Monsalve e Nathan Fernandes.

A pressão do time carioca cresceu nos minutos finais. Só que - de uma hora para outra - o jogo ficou completamente maluco. Aos 38 minutos, Alex Telles fez uma ótima cobrança de falta e Marchesín fez uma grande defesa. Aos 42 minutos, depois de uma cobrança de escanteio, Júnior Santos chutou cruzado e Bastos completou para o gol vazio.

Porém, estava completamente impedido. O juiz e o bandeirinha acharam normal. Mas foi algo tão escandaloso que o VAR foi obrigado a entrar em ação. O gol foi anulado. Aos 44 minutos, Monsalve estava esperando para receber a bola no campo de ataque. Porém, sofria a marcação de Vitinho.

Até aí um lance absolutamente normal. O colombiano estava prestando atenção na bola. Só que o braço de Monsalve sobe um pouco e resvala no rosto de Vitinho que se atira no chão. Uma atuação digna de Oscar. Só que o árbitro Maguielson Lima deu vermelho direto. O time do Grêmio protestou e com razão. Foi um absurdo. O VAR possivelmente estava assistindo a algum seriado na Netflix...

O Botafogo foi para cima. O juiz resolveu dar acréscimo até o time carioca vencer. Porém já estava ficando chato e as pessoas precisavam ir pra casa. No último lance da partida, Kannemann saiu do campo de defesa driblando todo mundo. Passou pelo zagueiro adversário, foi seguro pela camisa e mesmo assim quase marcou um golaço. Mas... Epa! Epa! Ser seguro pela camisa dentro da área é pênalti!

Sem tem nada a ver com os erros da arbitragem o Botafogo ia partir em um contra-ataque e o jogo acabou. Pior ainda: terminou dois minutos antes do que o juiz tinha dito. Loucura total. Depois da partida houve reclamação de ambos os lados. Mas o fato é que mesmo em um jogo maluco o Grêmio conseguiu um ponto importante.

Agora o Grêmio está na 13ª colocação com 32 pontos. A próxima partida também é muito complicada. O tricolor enfrenta o Fortaleza na Arena. Porém, o time do nordeste briga pelas primeiras posições na tabela de classificação. De repente, outra grande vitória de 0 a 0 pode não ser um resultado tão ruim...

Jarbas Schier