Um empate tão bom que foi ruim
O Grêmio empatou em 2 a 2 com o Bragantino no Nabi Abi Chedid. O resultado foi bom? Sim. Considerando que o tricolor ainda luta para se afastar da zona do rebaixamento. Mas o Grêmio liderou o placar duas vezes. O problema é que deixou o Massa Bruta empatar.
A primeira pergunta é: o Grêmio jogou bem? Sim e não. A parte que dá certo segue funcionando. Mas a parte errada segue sendo um desastre. Para começar, o tricolor perdeu Rodrigo Ely no aquecimento. O zagueiro foi substituído por Rodrigo Caio. Não foi uma boa escolha. Ele fez um jogo abaixo da crítica.
O Bragantino começou melhor e pressionando o Grêmio. Mas essa é a pior equipe do Massa Bruta em muito tempo. Então, veio aquele momento de genialidade de Monsalve. Aos 28 minutos, ele recebeu um belo passe de Braithwaite, entrou na área e tocou por cobertura na saída de Cleiton. Golaço.
Mas aos 38 minutos, Rodrigo Caio falhou feio. Ele pisou em Jhon Jhon dentro da área. Foi pênalti. Bem, é a mesma história de sempre. Provavelmente o VAR nem chamaria o árbitro se fosse outro time. Porém, o Grêmio é o time mais analisado do Brasil. Enfim, após análise do VAR, o árbitro Bruno Arleu marcou o pênalti. Aos 42, Sasha cobrou no meio do gol. Mais uma vez Marchesín sequer saiu na foto.
Claro que o empate no final do primeiro tempo era tudo o que o Bragantino precisava. A equipe treinada por Pedro Caixinha foi pra cima. Mas não deu tempo para o sufoco dar algum resultado. Aos 7 minutos, Cristaldo cruzou da direita e Jemerson desviou de cabeça no canto direito. Parecia que a sorte iria sorrir para o Grêmio.
Só que, a partir daí, o Grêmio fez escolhas. Todas elas equivocadas. Saíram Monsalve e Cristaldo para as entradas de Pepê e Ronald. Como sempre isso faz o tricolor perder o meio campo e passar a tomar um banho de bola do adversário. Para piorar, Braithwaite foi substituído por Diego Costa. Esse foi um erro brutal. É nítido que Diego Costa ainda não tem condições de jogo. E o craque dinamarquês estava jogando bem.
O que o Bragantino tem a ver com os problemas do Grêmio? Nada. Então, aos 17 minutos, Reinaldo perdeu a bola no campo de defesa para Vinicinho. Ele driblou sem dificuldade o lateral-esquerdo gremista, avançou para dentro da área, sem receber marcação, e finalizou de perna esquerda. A bola entrou no cantinho, rente ao poste. Novo empate em Bragança Paulista: 2 a 2.
No final das contas, o empate precisa ser comemorado. Por que o Bragantino foi para cima. Poderia ter conseguido a virada não fosse a inacreditável falta de pontaria de seus atacantes. Se o Grêmio insistir nessas substituições amadoras contra o Flamengo corre sério risco de perder de goleada.
Agora, o Grêmio chegou aos 28 pontos e subiu para a 14ª colocação. Ainda está em uma posição incômoda, perto da zona de rebaixamento. Para piorar, no próximo domingo, recebe o Flamengo na Arena. É um jogo muito complicado. Inclusive, a tabela aponta pela frente uma série de confrontos indigestos contra Criciúma, Botafogo, Fortaleza e Internacional. E nem sempre nessas partidas o tricolor vai conseguir um bom empate ruim...