Renato e o seu contrato de experiência

Contratar é difícil. Não só no mundo do futebol. Não é à toa que existe algo chamado contrato de experiência. Justamente para evitar erros. Só que, às vezes, as contratações dão certo. Monsalve foi um desses acertos espetaculares. É um craque. Graças a ele o Grêmio venceu o Criciúma por 1 a 0 e se afastou definitivamente da zona de rebaixamento. Mas a torcida só pensa que ele deveria ser titular absoluto há muito tempo...

O técnico Renato Portaluppi perdeu duas oportunidades de escalar Monsalve de titular contra o Corinthians pela Copa do Brasil e contra o Fluminense na Libertadores. Em ambos os casos terminou desclassificado por equipes, digamos assim, com enormes limitações técnicas.

Esse é o problema. O Grêmio foi eliminado porque não colocou o melhor time possível em campo. O castigo foi merecido? Claro. Mas parece que o técnico Renato Portaluppi não entende o fato de que a direção gremista acertou em cheio. É raro, mas acontece.

A partida mostrou que o Grêmio segue em evolução. O esquema com dois zagueiros voltou. E, ora vejam só, Cristaldo e Monsalve podem jogar juntos no meio-campo. Resultado? O tricolor dominou as ações no Heriberto Hülse. A superioridade foi nítida. A partida poderia ter sido mais tranquila se Braithwaite não tivesse perdido um gol feito aos 32 minutos.

Na segunda etapa, houve um equilíbrio. O jogo ficou aberto. Tanto Grêmio como Criciúma tiveram chances de gol. Mas a vitória gremista veio no final da partida. Aos 40 minutos, Aravena fez boa jogada pela esquerda e cruzou. A bola não foi precisa ou milimétrica. Mas para Monsalve isso não faz diferença. O camisa 11 dominou no ar e tocou na saída do goleiro Gustavo: 1 a 0. O Criciúma fez aquela pressão desesperada nos acréscimos, mas foi só. A zaga gremista mostrou segurança e garantiu a vitória em Santa Catarina.

Agora, o Tricolor tem 27 pontos. Está na 13ª colocação na tabela. No próximo domingo recebe o Atlético-MG. Em tese, a partida será na Arena. Renato pode começar a rever seus critérios sobre contrato de experiência. O técnico gremista acredita que isso só vale para quem já está em fim de carreira e por isso tem bastante experiência. Mas Monsalve já é craque aos 20 anos. Então, chega de preservar. Basta escalar os melhores que as chances de vitória aumentam consideravelmente...

Jarbas Schier