Grêmio sofre derrota jurídica para o Bahia
Talvez algum desavisado leitor da ZeroZen pense que o Grêmio perdeu uma batalha nos tribunais jurídicos da CBF. Mas não foi isso o que aconteceu. Na verdade, o tricolor gaúcho foi derrotado pelo Bahia por 2 a 0 em partida disputada no Alfredo Jaconi. Mas e a derrota jurídica? Bem, a equipe treinada por Renato Portaluppi foi derrotada pela lei mais temida do futebol: a lei do ex.
Como se sabe, jogadores têm a mania de marcar gols contra o seu ex-clube. Isso explica, por exemplo, por que Diego Souza marcava tantos gols. Enfim, o nome da partida foi Thaciano. Enquanto esteve no Grêmio foi um jogador que dividiu a torcida. Metade achava que ele não jogava nada, a outra metade achava que ele não era jogador de futebol... Mas, verdade seja dita, ele marcou os dois gols e não comemorou. Ou seja, o pior do ex é que ele sempre quer voltar.
O primeiro tempo do Grêmio foi constrangedor. O Bahia deu um banho de bola. Desperdiçou uma tonelada de chances. O tricolor gaúcho só esperava um contra-ataque para tentar decidir a partida. Quando tudo se encaminhava para um 0 a 0 sem maiores ambições veio o gol do Bahia. Aos 45 minutos, Everton Ribeiro fez um passe na medida para Everaldo. Livre pela direita, o jogador do Bahia fez um daqueles cruzamentos milimétricos. Thaciano venceu com facilidade a marcação de Fábio e testou sem chances para o goleiro Caíque.
Com a desvantagem no placar, o técnico gremista promoveu mudanças. Entraram Gustavo Nunes e Nathan Pescador. De fato, o Grêmio melhorou. Fez uma segunda etapa com um pouco mais de dignidade. Só que o goleiro do Bahia, Marcos Felipe, estava iluminado. Fez uma defesa milagrosa em um chute de Nathan Pescador.
Parecia que o gol de empate do Grêmio era só questão de tempo. Só que aos 30 minutos veio o castigo. Em escanteio pela direita, ninguém marcou na primeira trave e Thaciano - de novo - marcou mais um de cabeça. O técnico foi para o desespero. Lançou o time a frente com as entradas de Cristaldo, Soteldo e Arezzo, mas não funcionou.
O fato é Thaciano abusou da lei do ex. Dois gols é dose pra mamute. Porém, mesmo com o resultado adverso, o tricolor segue fora da zona de rebaixamento. Agora, o foco é na partida de terça-feira contra o Fluminense na Libertadores. De preferência sem lei do ex, nem derrota jurídica...