Reinaldo e a estátua improvável

É lógico que esta impoluta seção sabe muito de futebol. Ainda mais se comparada a tacanha e adesista mídia esportiva gaúcha. Mas, às vezes, a gente se assusta com a nossa própria sabedoria. A gente pediu uma estátua para o lateral Reinaldo. E isso foi antes dele marcar os dois gols do Grêmio contra o Fluminense nas oitavas de final da Libertadores.

Vale explicar o contexto. Há pouco tempo, Reinaldo fez um gol importante contra o Atlético-GO. Naquele momento a ZeroZen disse que quase valia uma estátua. Pois bem, Reinaldo marcou dois gols em uma partida de Libertadores. Aparentemente, ele está mesmo em busca de uma estátua improvável...

A partida, realizada no Couto Pereira, acabou sendo bem equilibrada. A novidade foi Braithwaite no comando do ataque. O técnico Renato Portaluppi também abriu mão do esquema com três zagueiros. No primeiro tempo ambas as equipes tiveram chances de acabar com o empate sem gols. Mas todas as emoções ficaram para a segunda etapa.

Aos 12 minutos, o Fluminense abriu o placar. Ganso ficou livre na entrada da área. Ninguém marcou. Com todo tempo do mundo ele percebeu Lima completamente livre dentro da área. Então fez um passe na medida. Lima emendou um belo voleio e a bola entrou no canto esquerdo de Marchesín: 1 a 0.

Porém, o Grêmio reagiu rápido. Vale dizer que Renato fez alterações importantes depois do gol do Fluminense. Monsalve e Gustavo Nunes entraram na partida. O tricolor melhorou. Passou a atacar com vontade. Aos 26 minutos, Soteldo cruzou e Esquerdinha meteu escandalosamente a mão na bola. O pênalti foi muito bem marcado pelo árbitro Darío Herrera. Reinaldo bateu forte. Mandou um petardo no ângulo direito de Fábio.

Mesmo com o empate o Grêmio seguiu pressionando. Aos 29 minutos houve uma falta perto da lateral da área. A torcida esperava um cruzamento na área. Bem, talvez tenha sido essa a intenção do Reinaldo. O fato é que a bola passou por todo mundo, inclusive pelo goleiro Fábio. Sim, pode ter sido espírita. Mas e daí? Gol espírita também vale.

Depois da virada, o Grêmio esteve mais próximo de fazer o terceiro gol. O problema é que no fim da partida Rodrigo Ely e Ganso trocaram agressões. Porém, o VAR resolveu editar os tapas e socos do jogador do Fluminense. Resultado? Apenas o defensor gremista levou o vermelho. A partir daí foi a tradicional confusão e correria. Mas o tricolor gaúcho suportou a pressão e garantiu uma vitória importante.

O Grêmio está mais vivo do que nunca na Libertadores. Porém, o confronto entre Grêmio e Fluminense segue em aberto. Tudo pode acontecer. Inclusive, Reinaldo fazer mais dois gols na partida de volta. Aí sim, ele estaria cada vez mais próximo de uma estátua improvável...

Jarbas Schier