Três tristes pênaltis

O Grêmio está fora da Copa do Brasil. Perdeu nas penalidades máximas para o Corinthians depois de um modorrento empate em 0 a 0. Foi merecido? Sim. Principalmente pela primeira partida. Nesse jogo o tricolor desperdiçou a chance de sair em vantagem. No final das contas se despediu com três tristes pênaltis.

O jogo foi truncado, disputado, brigado. O Corinthians focou na marcação. Fez o certo. Era a melhor estratégia. O Grêmio até jogou melhor no primeiro tempo. Teve algumas oportunidades, principalmente com Soteldo.

Por exemplo, aos 27 minutos, em cobrança de falta, Soteldo chutou forte. Mas Hugo Souza fez uma ótima defesa. Aos 31 minutos, o atacante venezuelano recebeu na entrada da grande área e chutou de primeira. Porém, de novo, brilhou a estrela do goleiro do Corinthians.

Na segunda etapa, quem esperava uma pressão total do Grêmio, errou feio. Aliás, errou rude. O Corinthians foi melhor. Levou mais perigo e se não fosse a monumental incompetência de seus atacantes poderia ter terminado o jogo em vantagem.

Com o empate em 0 a 0 a partida foi para os pênaltis. Reinaldo cobrou forte, no ângulo, sem chances para Hugo Souza. Aí vieram os três tristes pênaltis. Edenilson, Cristaldo e Pavón desperdiçaram as suas oportunidades. Cristaldo telegrafou a cobrança e facilitou a vida do goleiro do Corinthians. Já Edenilson e Pavón mandaram a bola na estratosfera.

Agora, o próximo adversário do Grêmio é o Cuiabá. A partida será no sábado, às 19h. O jogo é na Arena Pantanal, em Mato Grosso. Se jogar com o time reserva, o tricolor é favorito. Se jogar com o time titular, é hora de criar uma nova lista de batedores oficiais de pênaltis...

Jarbas Schier