Soteldo e a arte de passar um dia na praia

Soteldo fez a diferença na vitória de 3 a 1 do Grêmio contra o Operário-MT pela Copa do Brasil. Com o resultado, a equipe treinada por Renato Portaluppi está nas oitavas de final da competição. Aliás, ficou claro que passar um dia na praia ajudou o futebol do craque venezuelano.

Para quem está mais preocupado com assuntos como o atentado a Donald Trump, cabe contextualizar o que houve. Soteldo não esteve no time que foi derrotado pelo Cruzeiro. Ele estava na Copa América defendendo a Venezuela. Mas como a Seleção foi eliminada, era hora de voltar. Porém, precisou passar no seu país para resolver problemas particulares. E postou uma foto na praia. Sim. Malandragem pura.

O problema é que não dá para ficar zangado com Soteldo. Ele é uma das esperanças de tirar o Grêmio do buraco no Campeonato Brasileiro. Então, se um dia na praia fizer ele manter o bom futebol, pode alugar para ele uma casa em Imbé...

Mas e a partida? O Grêmio fez o que tinha de fazer no Centenário em Caxias do Sul. Jogou melhor, dominou a partida e se classificou. Aliás, foi uma vitória extremamente importante. Ajuda a recuperar a moral do time e mostra que se o tricolor for para a série B, não precisa se preocupar com o Operário...

Enfim, aos 19 minutos, após cobrança de falta, Soteldo cruzou para a área. Geromel subiu bastante e cabeceou. Mas a bola acabou sobrando para Kannemann que acabou sendo atropelado por Joseph dentro da área. Pênalti. Pavón cobrou com força, um verdadeiro petardo.

Com o gol, a partida se tornou mais aberta. Ficou fácil perceber que o sistema defensivo do Grêmio segue falhando. Aos 29 minutos, o Operário fez uma boa jogada pela direita. Sávio cruzou na medida para Ronaldo vencer a zaga gremista e cabecear sem chances para Marchesín.

Mesmo com o gol sofrido, o Grêmio não se abateu. Aos 31 minutos, Soteldo fez uma grande jogada individual e achou Galdino livre dentro da área. O atacante chutou forte para marcar. Com o 2 a 1, o tricolor comandou a partida e levou o jogo para o intervalo sem maiores sustos.

O Grêmio iniciou a segunda etapa com uma alteração. Com a lesão de Edenilson, no final do primeiro tempo, Renato promoveu a entrada de Gustavo Nunes no lugar. Com um atacante a mais, o tricolor foi para cima do Operário.

As 8 minutos, Villasanti fez um ótimo lançamento para Gustavo Nunes. O atacante avançou em velocidade, cortou o zagueiro, invadiu a área e chutou colocado. Um golaço. Sem chances de defesa para o goleiro Rafael Santos. Era o gol da tranquilidade. O Operário-MT até ameaçou algumas vezes, principalmente em chutes de fora da área.

Aos 29 minutos, Renato mexeu para segurar de vez o resultado. Entraram Carballo, Dodi e Nathan, no lugar de Soteldo, Pavón e Pepê. Simplesmente não houve mais nada digno de nota. O Operário até colocou os atacantes Marcelo Cirino, Maxwell e Guilherme Pira para tentar o tudo ou nada. Mas a estratégia não funcionou.

Agora, o Grêmio enfrenta o São Paulo, na quarta-feira, 17 de julho, às 20h. A partida é fora de casa. Tem tudo para ser um filme de terror. A não ser que o Soteldo resolva dar uma passada na praia. Aí, quem sabe o que pode acontecer?

Jarbas Schier

P.S. - O Inter foi eliminado da Copa do Brasil pelo Juventude. O time de Caxias está sobrando em campo. É a melhor equipe do Rio Grande do Sul, muito por méritos do técnico Roger Machado. Até daria para falar dos absurdos da arbitragem polêmica, para usar um eufemismo, mas nesse caso a corneta seria um livro com mais páginas do que a Bíblia...