Não confie no profeta Geromel

Após a derrota para o Juventude, os repórteres entrevistaram Geromel. A pergunta era: o que mudar para enfrentar o Cruzeiro? A resposta foi simples e direta: "nada, pois nós vamos vencer". Bem, como profeta, Geromel é um ótimo zagueiro porque o Grêmio perdeu por 2 a 0 para o Cruzeiro e segue na zona do rebaixamento.

A situação da equipe treinada pelo técnico Renato Portaluppi é desesperadora. Já são nove derrotas na competição. É uma campanha de time rebaixado. O Tricolor segue com 11 pontos e ocupa a 18ª colocação.

Para piorar a situação, Edenílson poderia ter aberto o placar aos 7 minutos, mas o goleiro Anderson fez uma grande defesa. Só que, aos 14 minutos, Barreal cruzou da esquerda e Ramiro - com 1,68 de altura - cabeceou livre para abrir o placar.

Isso foi lamentável, mas ainda havia possibilidade de reação. O problema é que dois minutos depois, o Cruzeiro resolveu pressionar a saída de bola do Grêmio. A bola sobrou para Arthur Gomes, que ganhou da marcação e resolveu arriscar um chute de fora da área. Deu certo. A bola acertou o canto esquerdo de Marchesín.

A partir daí, foi um filme de terror. O Grêmio se desorganizou. Errava passes simples. O meio campo foi dominado pelo Cruzeiro. Tudo que restava à torcida era esperar que o time voltasse melhor na segunda etapa.

O técnico Renato Portaluppi exagerou e fez quatro substituições de uma vez só. Du Queiroz, Galdino, Pepê e Nathan Fernandes entraram nos lugares de Gustavo Martins, Edenilson, Cristaldo e Pavón. Em tese, o time melhorou um pouco. Mas não deu para fazer uma avaliação, pois aos 11 minutos Kannemann fez uma falta em Ramiro e recebeu o cartão vermelho direto. Foi uma entrada dura? Sim. Mas para cartão vermelho? Há controvérsias.

Com um jogador a menos, o juiz poderia apitar o fim da partida. Por que o Grêmio simplesmente desabou. Não produziu nada mais digno de nota. Aliás, verdade seja dita, aos 16 minutos, Nathan Fernandes perdeu um gol incrível, depois de driblar dois marcadores e chutar de dentro da área.

Porém, o Cruzeiro sempre esteve mais perto de ampliar o placar. Agora, o Grêmio joga no domingo pela Copa do Brasil. Vai enfrentar o Operário-MT no Centenário no Centenário. A partida será às 11h. Em outros tempos, seria um jogo fácil. Mas no cenário atual é um jogo complicadíssimo. Enfim, se alguém quiser saber o resultado da partida é melhor não consultar o profeta Geromel...

Jarbas Schier