Juventude congela o Grêmio na zona de rebaixamento

Claro que o leitor mais perfeccionista da ZeroZen vai dizer que o verbo correto do título seria afundar. Mas com o clima gélido que fez na Serra Gaúcha, a goleada de 3 a 0 para o Juventude meio que esfriou as esperanças da torcida gremista. Para piorar a situação, a direção do Grêmio parece não entender a gravidade do momento.

O Juventude atropelou o Grêmio. Mereceu a vitória. Jogou melhor. Tem um bom time e um bom treinador. E isso é mais do que suficiente para ter um campeonato brasileiro sem sustos. Já a equipe treinada por Renato Portaluppi é o caos. Erra passes, erra jogadas, erra gols, erra até quando tenta acertar. Por exemplo, aos 12 minutos, João Pedro dominou na entrada da área, chutou forte, mas a bola caprichosamente acertou a trave esquerda de Gabriel.

O Juventude deu o troco aos 24 minutos. Gilberto escapou da marcação na entrada da área, chutou forte, e acertou o canto esquerdo de Rafael Cabral. Apesar de ter sido escorraçado do Cruzeiro, esse é mais um caso de um arqueiro de qualidade, o que estraga a sua atuação são as bolas que vão em direção ao gol...

A partir daí foi um festival de horrores. Aos 32 minutos, Geromel falhou feio (de novo), cortou mal a bola e João Lucas não perdoou. Soltou uma bomba no canto direito: 2 a 0. O Grêmio até poderia ter reagido com um gol de cabeça de Edenilson. Mas um impedimento milimétrico apontado pelo VAR acabou com a felicidade gremista.

O técnico Renato Portaluppi tentou melhorar o time. Na volta do intervalo Du Queiroz e Galdino entraram nos lugares de Geromel e Edenilson. Nao deu certo. Aos 15 minutos, outra troca. Nathan Fernandes foi a campo no lugar de Pavón. Não deu certo também.

Aos 37, Dodi cometeu um erro bisonho. Perdeu a bola de maneira infantil para João Lucas. O jogador do Juventude cruzou na medida para Erick Farias desviar na saída de Rafael Cabral. Sim, estava decretado um constrangedor 3 a 0. O Grêmio passou frio na Serra? Pouco provável pois tomou um verdadeiro chocolate...

Agora, na quarta-feira, o Grêmio recebe o Cruzeiro. A partida será realizada às 18h30min, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Com apenas 11 pontos e ocupando a 18ª colocação na tabela, o tricolor segue congelado na zona de rebaixamento.

Jarbas Schier