Grêmio e uma estátua para Reinaldo?

O Grêmio finalmente parou de perder no Campeonato Brasileiro. Conseguiu um empate em 1 a 1 com o modesto Atlético-GO. Sim, a equipe treinada por Renato Portaluppi segue na zona de rebaixamento. Sim, a vitória era essencial. Sim, o time goiano dominou a partida. E se não fosse o gol em um chute aleatório de Reinaldo, a situação seria bem pior.

Porém, o futebol tem dessas coisas. Esse resultado pode ser o começo de uma nova fase gremista. Se for uma fase repleta de empates, não vai resolver a situação, mas, por favor, chega de derrotas. Então, se o chute de Reinaldo for um prenúncio de uma espécie de retomada façam logo uma estátua na Arena para o nosso lateral.

No primeiro tempo, o Grêmio não jogou. Foi um massacre do Atlético-GO. O Dragão só não fez uma goleada porque os seus atacantes tem uma mira tão precisa quanto um Stormtroopers em Star Wars. De qualquer forma, tudo de relevante na partida aconteceu na segunda etapa.

Vale notar que ainda no primeiro tempo, Gustavo Nunes e Nathan Fernandes entraram nos lugares de Pavón e Galdino. Não que isso tenha feito muita diferença. Mas, de volta ao segundo tempo, o Atlético-GO seguiu pressionando. Até que aos 26 minutos, em cobrança de falta com jogada ensaiada, Shaylon levantou a bola e Bruno Tubarão bateu para o meio da área. Kannemann falhou feio. A bola caprichosamente sobrou para Luiz Felipe, que marcou de peito: 1 a 0.

O técnico Renato foi para o tudo ou nada. Tirou Gustavo Martins da zaga e Pepê. Entraram Edenilson e Du Queiroz. Contudo, verdade seja dita, o time não melhorou. Porém, naquela pressão desordenada e sem muita tática, a sorte acabou por ajudar o Tricolor. Aos 36 minutos, Cristaldo cobrou escanteio curto para Reinaldo. Ele disparou um petardo da entrada da grande área. O detalhe é que a bola desviou em Derek, enganando o goleiro Ronaldo indo morrer no fundo da rede: 1 a 1.

A partir daí foi segurar o resultado. A situação do Grêmio no campeonato ainda é crítica. Curiosamente, a próxima partida será contra o Fluminense! Sim, esse será o clássico dos desesperados. A partida será realizada no domingo, às 16h, no Estádio Centenário. Mas se em um chute de fora da área o Reinaldo garantir uma vitória gremista é melhor começar a encomendar o material de construção da estátua...

Jarbas Schier