O colecionador de derrotas
As pessoas têm vários tipos de passatempo. Alguns gostam de colecionar cartas, action figures (nome chique para bonequinho de plástico), tampinhas de refrigerante, enfim, são muitas opções. Mas o Grêmio resolveu inovar em 2024. Passou a colecionar derrotas. Já é a quinta derrota consecutiva no Brasileirão. Perdeu por 1 a 0 para o Fortaleza e segue na zona de rebaixamento.
A partida disputada no Castelão tinha cheiro de empate. O Grêmio e o Fortaleza mostravam aquela incompetência típica de um 0 a 0. Porém, aos 36 minutos, tudo mudou. Tinga deu uma bicicleta sem direção ao gol. O movimento foi plástico, elegante, mas sem qualquer direção. Porém, o VAR entrou em ação e viu que a bola bateu no braço - bem aberto, diga-se de passagem - de Rodrigo Ely. O zagueiro reclamou ter sofrido uma falta de Tite. Mas isso o VAR não quis analisar.
Então depois de longos cinco minutos, veio a marcação do pênalti. Luchero bateu com tranquilidade e tirou Marchesín da foto: 1 a 0. Bom, talvez a equipe treinada por Renato Portaluppi fosse capaz de buscar uma reação para sair do resultado adverso.
O problema é que aos 44 minutos Pepê deu um carrinho e acabou atingindo com a sola da chuteira o jogador do Fortaleza. Bem, foi mesmo uma falta feia. Para qualquer outro time no campeonato seria um cartão amarelo mais uma bronca do juiz. Como se trata do Grêmio, Pepê recebeu o vermelho direto.
Bom, aí o jogo acabou. Só deu Fortaleza. A equipe cearense poderia ter feito uns três ou quatro gols. Marchesín foi o melhor em campo. Renato promoveu a entrada de Carballo, Edenilson, Nathan e Cristaldo. Não funcionou. Porém, aos 48 minutos, Nathan Fernandes fez boa jogada e passou para Rodrigo Ely completamente livre. Era chutar e garantir o empate. Mas a bola bateu na trave. Coisas que só acontecem com quem está na zona de rebaixamento.
Agora, o Grêmio vai para o clássico Gre-nal completamente pressionado. Para o clássico em Curitiba retornam Geromel, Kannemann e Cristaldo. Talvez não seja suficiente. Como o Inter venceu o Corinthians está embalado, ele é o franco favorito. Por que parece que o Grêmio ainda não se cansou de colecionar derrotas...