Grêmio prova que é o time do Huachipacto

Se o Palmeiras é o time do pacto, por conta de suas reações em situações adversas, o Grêmio virou o time do Huachipacto. O tricolor foi buscar uma vitória épica contra os chilenos por 1 a 0 fora de casa e garantiu vaga nas oitavas de final da Libertadores.

O jogo foi decidido cedo. Aos 5 minutos, Reinaldo cobrou escanteio curto para Cristaldo. Sim, aquela famosa jogada ensaiada que em 90% dos casos não funciona. Só que desta vez deu certo demais. O cruzamento veio na medida para Diego Costa desviar de cabeça para o fundo das redes: 1 a 0.

Depois disso, a equipe treinada por Renato Portaluppi poderia se retrancar e esperar o final da partida. Mas não. O time estava ensandecido, jogando com determinação e garra. Pepê acertou a trave direita do goleiro Parra. Soteldo foi lá e também acertou a trave. Galdino ficou com inveja e também mandou a bola na trave. O resultado mais justo no final da primeira etapa seria uma goleada histórica do Grêmio.

Porém, na segunda etapa foi a vez do sofrimento. O Huachipato precisava da vitória para se classificar e foi pra cima. Iniciou uma pressão incrível. Então foi a hora do goleiro Marchesín se destacar e passar a empilhar boas defesas. O time chileno fez o que pode, mas o Grêmio segurou o resultado.

Agora o tricolor gaúcho - completamente classificado - enfrenta o Estudiantes (ARG) - completamente desclassificado - para decidir a liderança da chave. A partida será realizada no sábado, às 19h, no Couto Pereira. Se vencer, passa em pontos o The Strongest.

O Grêmio está vivo na Libertadores. Com tudo o que a equipe passou, essa é uma daquelas reações que fazem o torcedor começar a abraçar a ilusão. Mas para isso dar certo é melhor manter esse Huachipacto...

Jarbas Schier