Futebol está de volta e os Farrapos também
Futebol numa hora dessas? Bem, com uma goleada de 4 a 0 em cima do The Strongest, o Grêmio segue vivo na Libertadores. Já o Inter perdeu para o Belgrano e se complicou na Sul-Americana. O que importa é que ambos os times estão conectados, em sintonia total com as torcidas. Por que o objetivo é o mesmo. Ou seja, chegar vivo no final do ano...
A situação é complicada. A isonomia no futebol foi prejudicada pela tragédia ambiental que aconteceu no Rio Grande do Sul. Basicamente, Grêmio e Inter vão viver em alojamentos, dependendo da bondade de estranhos, até poderem voltar a jogar partidas em seus estádios. É o Grêmio Mendigo e o Inter Indigente (dá para acrescentar o Juventude Pedinte).
Mas a equipe treinada por Renato Portaluppi mostrou uma força de vontade notável. Desde o começo da partida o time correu, competiu de verdade, mostrou garra, raça e superação. Resultado? A vitória veio ao natural.
Aos 13 minutos o Grêmio abriu o placar. Diego Costa fez boa jogada pela direita. Chegou na linha de fundo e cruzou para área. Soteldo completamente livre - até por que ninguém consegue enxergar ele - pegou de primeira com o pé esquerdo e estufou as redes: 1 a 0. Um golaço. O tricolor seguiu pressionando e criando chances até o final da primeira etapa.
Na volta do intervalo, o tricolor não demorou para ampliar o placar. Aos 4 minutos, João Pedro recebeu de Pepê, ajeitou para a perna esquerda e disparou um petardo de fora da área. A bola entrou no canto esquerdo rente ao poste de Viscarra: 2 a 0.
Mesmo com a vantagem, o Grêmio não relaxou. Seguiu atacando com perigo. Aos 21, Galdino recuperou a bola no meio-campo e foi avançando. O marcador ficou só olhando. O camisa 13 agradeceu, invadiu a área e soltou uma bomba de perna esquerda. Golaço.
Porém, o gol mais bonito da noite só sairia no fim da partida. Aos 43 minutos, Gustavo Nunes fez grande jogada pela esquerda, saiu driblando todo mundo e chutou colocado no canto esquerdo. Uma pintura. Gol de placa. 4 a 0 fora o banho de bola. Festa da torcida tricolor que lotou o Couto Pereira.
Agora, a situação do Grêmio tem tudo para ser absolutamente épica. O tricolor está na terceira colocação com seis pontos. Só que o Huachipato (CHI) venceu o Estudiantes por 4 a 3. O resultado eliminou o time argentino. Na próxima terça-feira, às 21h, o Grêmio precisa vencer o Huachipato, no Chile. Não há outra alternativa. Sim, os Farrapos estão de volta. E ninguém disse que seria fácil vencer essa batalha...