A vitória mais inútil do Gauchão

O Grêmio colocou os titulares e venceu o Guarany de Bagé sem maiores dificuldades por 4 a 1. Mas a vitória rendeu a liderança? Não. Fez o Grêmio subir na tabela? Não. Valia título? Não. Então fica claro que a Recopa Gaúcha deveria ter o time titular e os reservas deveriam ser aproveitados nessa rodada. Enfim, a diretoria gremista conseguiu obter a vitória mais inútil do Gauchão...

Mesmo com todo o clima de desânimo e apatia, a partida mostrou que o Grêmio vai melhorar. Isso porque Pavón segue jogando muito e agora o tricolor tem um centroavante. Diego Costa já estreou marcando um gol. Coisa que o JP Galvão levou somente 740 minutos para fazer.

A equipe treinada por Renato Portaluppi não demorou para abrir o placar. Aos seis minutos, Reinaldo fez um lançamento milimétrico e encontrou Pavón livre. O argentino não perdoou. Chutou cruzado, sem chances para o goleiro Rodrigo, para fazer 1 a 0.

O Grêmio seguiu dominando a partida, mas não conseguia ampliar o resultado. Até que o castigo veio aos 32 minutos. A bola foi perdida na intermediária. A marcação gremista foi indolente, sem vontade. Wilson ganhou a dividida de Reinaldo e avançou pela direita. Então tentou um cruzamento e chutou forte para dentro da área. Só que a bola bateu em Kannemann e enganou Grando: 1 a 1.

A partida, apesar das insistentes tentativas gremistas, foi para o intervalo empatada. Mas tudo mudou na segunda etapa. Aos dois minutos, após uma cobrança de falta, Pavón apareceu livre. Ele aproveitou a oportunidade e cruzou. O goleiro Rodrigo afastou mal e Geromel surgiu como um bólido para fazer 2 a 1 de cabeça.

O Guarany mal teve tempo de respirar e já sofreu outro gol. Em um novo ataque, Pavón foi lançado na entrada da área. O argentino disparou um petardo de primeira para fazer Grêmio 3 a 1. Com o resultado praticamente garantido, o técnico Renato Portaluppi mexeu na equipe. Entraram Maik, Dodi e Du Queiroz nos lugares de Reinaldo, Villasanti e Cristaldo.

Verdade seja dita, o meio-campo gremista melhorou. Aos 20 minutos, depois de uma boa troca de passes, Gustavo Nunes foi derrubado perto da área. Falta. Diego Costa cobrou com muita categoria e colocou a bola no ângulo. Goleada na Arena: 4 a 1, fora o banho de bola.

Agora, o Grêmio vai enfrentar o Brasil de Pelotas nas quartas de final. Não é jogo fácil. Mas com os titulares e com Diego Costa de titular, o Grêmio tem tudo para conseguir uma vitória útil e necessária...

Jarbas Schier