Grêmio faz exibição de Pavón no campeonato gaúcho

O Grêmio patrolou o Santa Cruz. Venceu por 6 a 2. Fez a festa dos torcedores que compareceram na Arena. Manteve a vice-liderança do Gauchão. Então, a equipe comandada por Renato Portaluppi finalmente jogou bem? Não. Na verdade, o time só mostrou a que veio na segunda etapa. Justamente quando houve a exibição de Pavón no campeonato gaúcho...

Sim, essa é a boa notícia da partida. A direção gremista contratou titulares. Pavón e Du Queiróz não podem ser reservas. Além disso, mesmo sem entrar em campo, Diego Costa é muito melhor que JP Galvão. Então, há uma nesga de esperança no ar. Talvez o Grêmio finalmente comece a entrar nos trilhos antes da Libertadores.

O jogo começou com o Grêmio pressionando. O Santa Cruz não resistiu muito tempo. Aos 13 minutos, João Pedro invadiu a área pela direita e cruzou. JP Galvão dominou a bola e chutou. Mas acabou bloqueado pelo zagueiro. Porém, a bola caprichosamente foi parar no pé de Gustavo Nunes, que não perdoou. 1 a 0.

Aos 16 minutos, Gustavo Nunes avançou pela esquerda, driblou o marcador e cruzou. Cristaldo meio que dividiu com o zagueiro, meio que aplicou um chute de karatê. Foi o suficiente para marcar mais um gol para o Grêmio. Pronto. Parecia que o jogo seria tranquilo, um verdadeiro passeio. Contudo, verdade seja dita, o tricolor não estava jogando tão bem assim.

Aos 25 minutos, o lateral esquerdo Davi - completamente livre - resolveu arriscar um chute. Sim, ele estava muito longe, mas acertou na veia. Marchesín se esforçou, mas foi inútil. Golaço do Santa Cruz. O gol deu confiança para a equipe adversária. Nos acréscimos do primeiro tempo, Mineiro arrancou do meio do campo, passou por Geromel e tocou para Pablo. Pablo fez um passe na medida para Jean Lucca que com categoria tocou por cima na saída de Marchesín. Resultado da primeira etapa 2 a 2.

O técnico Renato Portaluppi promoveu três trocas no intervalo. E foi aí que o jogo mudou. Entraram em campo os recém contratados Pavón e Du Queiroz. Além de André Henrique para dar mais força ao ataque. Cristaldo, Galdino e Geromel foram sacados do time. O Grêmio definitivamente se tornou mais ofensivo.

Pavón jogou muito. É craque. Basicamente tomou conta do jogo. Aos 21 minutos, Pepê encontrou André Henrique dentro da área. O centroavante ajeitou a bola com carinho para o argentino que emendou de primeira sem chance para Pitol. 3 a 2. O Santa Cruz se desmanchou e não conseguiu mais reagir. O Grêmio seguiu em uma pressão implacável.

Aos 31 minutos, João Pedro foi avançando livre, ninguém levou fé. Então, ele arriscou de perna esquerda, de fora da área. Resultado? Fez um golaço. Aos 33 minutos, Pavón fez uma assistência para JP Galvão. Só isso já mostra como Pávon consegue fazer milagres. Só que o argentino não parou por aí. Ele fez outra assistência. Desta vez o beneficiado foi André Henrique, que não desperdiçou a chance. 6 a 2. Uma goleada que só foi possível graças a um Pávon.

Agora, tudo é Gre-Nal. O time treinado por Portaluppi enfrenta o Inter em disputa direta pela liderança. A partida será no próximo domingo, às 18h, no estádio Beira-Rio. A questão é bem simples: Pavón e Du Queiroz precisam estar em campo. Fica a dica, Renato. Clássico é pra gente arrogante e exibida. Gre-Nal é para Pávon...

Jarbas Schier