JP Galvão e 740 minutos de nada
O Grêmio venceu - com justiça - a sua primeira partida no Gauchão. Goleou sem piedade o São José por 4 a 1. A equipe treinada por Renato Portaluppi jogou bem, apesar da nítida fragilidade do adversário. Soteldo novamente foi o craque do jogo. Contudo o destaque mesmo fica por conta de JP Galvão, que marcou o seu primeiro gol com a camisa tricolor.
Mas... Peraí. JP Galvão não veio na metade do ano passado? Sim. E ele ficou inacreditáveis 740 minutos sem marcar gol! Foram 740 minutos de nada! Se ele fosse um dentista, um contador, um arquiteto, é absolutamente compreensível, mas ele é um atacante! Ou seja, se a goleira tivesse uns 15 quilômetros de comprimento ele certamente seria um artilheiro...
O Grêmio abriu cedo o placar. Aos 11 minutos, Soteldo avançou pela esquerda, se livrou de dois marcadores e cruzou. JP Galvão cabeceou de forma consciente, sem chances para o goleiro Fábio Rampi. O São José tentou organizar uma reação, mas parou em Agustín Marchesín. O novo goleiro gremista é sério que nem ata de condomínio. E isso é um bom sinal.
Aos 35 minutos, Soteldo - o nome do jogo - ampliou. Depois de uma boa jogada pela direita, a bola sobrou dentro da área para o pequeno grande reforço gremista. Ele chutou mascado, mas a bola entrou rente ao poste sem chances para o arqueiro do Zequinha.
Na segunda etapa, quem acreditava em uma reação do São José, acabou apostando no cavalo errado. O Grêmio seguiu dominando a partida. Soteldo novamente infernizou a zaga do Zequinha. Cruzou, porém o zagueiro conseguiu afastar. Só que a bola parou no pé de Cristaldo. O argentino ajeitou e chutou com força, a bola bateu no marcador e enganou Fábio Rampi. 3 a 0.
O São José simplesmente não conseguiu jogar. O Grêmio seguiu comandando as ações. O técnico Renato Portaluppi fez alterações na equipe, possivelmente para poupar os jogadores titulares. Colocou João Pedro, Nathan Fernandes e André Henrique e Jonathan Robert. Aos 37 minutos, em um rápido contra-ataque, Jonathan Robert fez um passe milimétrico para a corrida de Reinaldo. O lateral apareceu livre dentro da área e chutou forte. 4 a 0.
Para não ficar chato, o Zequinha fez o seu gol de honra. Em um chute de fora da área, o goleiro Marchesín falhou. Ele deu rebote, o atacante do São José tentou se aproveitar da falha e correu em direção à bola. Mas o goleiro chegou antes, tocou na bola e afastou o perigo. Porém, no choque, o jogador do Zequinha caiu na área. O árbitro Jonathan Pinheiro viu o pênalti. Só ele. Na cobrança, o goleiro Fábio Rampi bateu com categoria e finalizou o placar em uma goleada de 4 a 1.
O resultado foi bom e serviu para levar o time gremista para a sexta colocação. Ainda é pouco. O Grêmio pode bem mais. Porém, não vai ter vida fácil na próxima rodada. O rival será o Brasil de Pelotas e a partida será no domingo no Bento Freitas, às 16h. Resta torcer que JP Galvão não leve mais 740 minutos para marcar o seu segundo gol pelo Grêmio...