O que Suárez faria?

Não. A corneta não enlouqueceu. A gente sabe que Suárez está no Inter Miami curtindo a sua merecida aposentadoria. Mas, depois da vergonhosa derrota por 2 a 1 para o Caxias na abertura do Gauchão 2024, essa é a pergunta que não quer calar. Por que tempos sombrios se aproximam se a direção gremista não tomar uma atitude.

A boa notícia é que o time do Grêmio jogou desfalcado e com certeza muitos jogadores não estarão na equipe que vai disputar a Libertadores. Porém, pelo menos uma contratação mostrou a que veio. Soteldo é mesmo um pequeno grande reforço. Foi o melhor em campo pelo lado gremista.

O jogo começou pegado. O Grêmio tocava a bola e o Caxias fazia faltas. Uma verdadeira partida de Gauchão. Mas aos 7 minutos, o tricolor fez uma cobrança curta de escanteio. Cristaldo passou para Reinaldo que cruzou na medida para Gustavo Martins. 1 a 0. A partir daí, o tricolor voltou ao ritmo de férias. Só esperou o tempo passar. Vários jogadores foram ao banco de reservas pedir uma caipirinha para relaxar.

Na volta para a segunda etapa, tudo mudou. Nathan Fernandes entrou no lugar de Galdino ainda no intervalo. O Tricolor ficou mais veloz, mas a falta de um centroavante raiz era nítida. O Caxias passou a pressionar, empurrando o Grêmio para o campo de defesa. Aos 15 minutos, Vitor Feijão chutou na trave, mas Tomas Bastos aproveitou o rebote e igualou o jogo.

O Grêmio continuou em ritmo de férias. Isso levou o goleiro Caíque a fazer boas defesas. Só que, aos 31 minutos, ele lançou a bola pro ataque de forma esquisita. Mesmo assim, o zagueiro Rodrigo Ely tinha o domínio. Só que em uma falha bisonha permitiu que Álvaro roubasse a bola, invadisse a área e tocasse na saída de Caíque para virar o jogo.

Renato tentou tirar um coelho da cartola. Colocou Besozzi e Dodi no lugar de Cristaldo e Pepê. Mas o elenco atual do Grêmio não tem coelho, muito menos cartola. Não funcionou. No final da partida, o Caxias teve um jogador expulso. Matheus Rocha foi mais cedo pro chuveiro depois de fazer falta em Soteldo. Para piorar, Reinaldo teve duas chances claras de gol e chutou para fora.

Agora, resta responder o que o Suárez faria? A resposta é: gols. Tanto que em 2023 a vitória do Grêmio sobre o Caxias veio dos pés de El Pistolero. Então, é hora da direção gremista buscar reforços. Por que a próxima partida do Gauchão já é na quarta-feira. O tricolor entra em campo contra o São José-RS, na Arena, às 21h30. É hora de fazer o que o Suárez faria...

Jarbas Schier