O Grêmio quase botafogueou, mas está na Libertadores

Como se sabe o verbo do campeonato brasileiro de 2023 é botafoguear. Significa passar vergonha, mas tem de ser um vexame de proporções épicas. Significa perder algo que estava praticamente ganho. E o Grêmio quase botafogueou. Quase. Saiu perdendo para o Goiás na Arena. Mas virou o jogo e venceu por 2 a 1. De quebra garantiu uma vaga na Libertadores do ano que vem.

O técnico Renato Portaluppi resolveu arriscar. Apostou em Caíque e Nathan Fernandes. Não deu certo. Aliás, nada deu certo na primeira etapa. O Goiás abriu o placar em uma falha defensiva bizarra. Aos 28 minutos, a equipe esmeraldina fez o primeiro gol da partida em um contragolpe mortal. Morelli recebeu lançamento longo, a bola bateu nas costas do zagueiro gremista e sobrou para o volante. Ele partiu em velocidade e chutou sem chances para Caíque.

A gente até poderia comentar sobre o restante da primeira etapa, mas basta dizer que o Grêmio estava no modo Botafogo. Tudo dava errado. Na segunda etapa, o Renato mudou o time. O zagueiro Gustavo Martins e o volante Pepê entraram nas vagas de Carballo e Fábio. Curiosamente, o Goiás ampliou e quase fez o segundo. Em um escanteio pela direita, Vinicius subiu mais alto que a defesa e obrigou o goleiro Caíque a fazer uma bela defesa.

Mas o empate chegou aos 4 minutos. Suárez - sempre ele - deu passe de primeira para Ferreira. O atacante marcou um golaço. Ele entortou o zagueiro e bateu colocado. Um golaço. A virada veio praticamente na sequência. Aos 11 minutos, graças a uma falha incrível do zagueiro Bruno Melo. Ele cabeceou para trás e colocou a bola nos pés de Cristaldo. O argentino fuzilou sem piedade em outro golaço: 2 a 1.

Depois da virada, o Grêmio administrou o jogo. Suárez lutou muito para marcar um gol, porém o goleiro Tadeu estava em uma noite inspirada. Mas a vitória veio sem maiores sustos. Aliás, graças aos outros resultados da rodada, o tricolor garantiu a tão sonhada vaga na Libertadores.

Aliás, o Grêmio está na quinta posição com 62 pontos. Em tese, o tricolor tem até mesmo chance de título. Claro, elas são tão remotas como um título do Botafogo. Ainda assim, esse é um campeonato absolutamente imprevisível. A única certeza é que o Botafogo vai - mais cedo ou mais tarde - acabar botafogueando...

Jarbas Schier