Corinthians tem problemas para entender o conceito de rivalidade

O Grêmio perdeu por 1 a 0 para o Corinthians. Foi uma tarde absurdamente infeliz. Nem é preciso dizer que o resultado foi péssimo. Com o resultado, o tricolor ficou na terceira posição. Mas o grande problema da partida foi o Corinthians ter dificuldades para entender o conceito de rivalidade.

Salvo melhor juízo, o grande rival do Corinthians é o Palmeiras. O timão sabe que não dá para levar São Paulo ou Santos a sério. Então, em termos de conquistas, o rival a ser batido é a equipe comandada por Abel Ferreira. Basicamente com a vitória sobre o Grêmio, o timão entregou o título para o Palmeiras. Que rivalidade é essa?

O Grêmio não jogou bem. Mas nem tinha como. O gramado da Arena mais parecia um potreiro. Não era uma partida para mostrar futebol. O fator decisivo para a vitória nesses casos é a raça pura e simples. Isso o Corinthians teve de sobra. O timão teve um jogador expulso no início da partida. Bruno Méndez fez falta criminosa (que infringiu alguns artigos do Código Penal) em Besozzi. O juiz deu amarelo, o VAR chamou. Resultado? O zagueiro corintiano foi expulso aos 6 minutos!

A partir daí o Grêmio dominou a partida. Mas perdeu gols. Foi displicente. A equipe treinada por Mano Menezes se defendia. E fazia isso sem muitas dificuldades. O tricolor não conseguia levar tanto perigo assim. Então tudo parecia se encaminhar para o famoso empate em dia de chuva.

Mas aos 32 minutos veio a surpresa. Fágner cobrou escanteio pela direita. A zaga gremista afastou mal. Na entrada da área, Lucas Veríssimo venceu a disputa de cabeça e a bola voltou para dentro da área. Caprichosamente, foi parar nos pés de Romero, que finalizou sem chances para Grando.

Era tudo que o Corinthians queria. A partir daí a retranca tomou conta. Coisa de deixar o Celso Roth orgulhoso. E, veja bem, isso não é necessariamente uma crítica. O timão soube se defender e levar os três pontos pra casa, abandonar de vez o risco de rebaixamento e praticamente entregar o título nas mãos do Palmeiras.

Agora, o Grêmio está na terceira colocação com 59 pontos. O Palmeiras lidera com 62. O Botafogo tem 60. Para continuar lutando pelo título a tarefa é extremamente indigesta. O tricolor precisa vencer o Atlético-MG fora de casa. Mas essa partida é só depois da data Fifa. Então dá para recuperar o fôlego. Já o Corinthians pode aproveitar essa parada para estudar um pouco mais sobre o conceito de rivalidade...

Jarbas Schier

P.S.: Já o Inter sabe muito bem o que é rivalidade. Tanto que perdeu - levando um banho de bola - para o Palmeiras.