A ignorância de Suárez foi uma bênção para o Grêmio

O atacante Luis Suárez já admitiu publicamente que não esperava que o campeonato brasileiro fosse tão competitivo. Essa ignorância foi uma bênção para os gremistas. Aliás, é justamente por isso que ano que vem ele deve estar no Inter de Miami. Ou seja, ele cansou de se esforçar. Em vez de jogar futebol vai curtir umas férias - muito bem - remuneradas. Mas ele merece. De novo, ele garantiu mais uma vitória para o tricolor gaúcho: 1 a 0 sobre o Bahia.

O Grêmio chegou a quarta vitória seguida no Brasileirão. Deveria ser um momento de tranquilidade. Ou seja, com tantos triunfos em sequência a posição no G-4 estaria facilmente assegurada. Nada disso. A luta pela vaga direta na Libertadores é ferrenha. Só que a novidade é que o Botafogo voltou a ser o Botafogo. A folga na liderança sumiu. E o título passou a ficar em aberto.

A equipe comandada por Renato Portaluppi venceu o Bahia por 1 a 0. Mas não foi um jogo fácil. Longe disso. O Bahia luta contra a zona de rebaixamento e jogou movido por uma das forças mais poderosas da natureza: o desespero puro e simples. Durante boa parte da partida a equipe baiana complicou a vida do Grêmio.

O Grêmio iniciou o jogo com o esquema de três zagueiros. O que isso significa? Bem, que nada digno de nota aconteceu na primeira etapa. Então, na volta do intervalo, Renato Portaluppi colocou Ferreira e Galdino nas vagas de Bruno Uvini e JP Galvão. Tirou um zagueiro e avançou um pouco mais a equipe. Deu certo. As chances começaram a surgir. Aos 22 minutos, Besozzi entrou no lugar de Cristaldo.

O tricolor melhorou como um todo. Mas no final das contas quem decidiu foi mesmo El Pistolero. Aos 24 minutos, Besozzi avançou pela esquerda, driblou o marcador e fez uma ótima assistência para Suárez. Aí não tem erro. Ele chutou forte para vencer o goleiro Marcos Felipe. A partir daí o Grêmio se retrancou, levou um sufoco do Bahia nos instantes finais, mas garantiu a vitória.

O Grêmio ocupa a quarta posição da tabela com 56 pontos. O detalhe é que, na quinta-feira, o tricolor faz um dos jogos mais importantes do ano contra o Botafogo, às 20h. É um confronto direto na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. E se Suárez continuar sendo tão ignorante como nos últimos jogos, o Grêmio tem chance.

Jarbas Schier

P.S. - O Fluminense sempre foi um time fracassado com uma torcida ridícula e sem títulos internacionais. Mas venceu a Libertadores. Subiu de patamar. E, sim, Diogo Barbosa e Thiago Santos também são campeões. Essa piada a torcida gremista vai ter de aceitar...