A missão quase impossível do Grêmio contra o Flamengo

O Grêmio não vencia o Flamengo na Arena há cinco anos. Mais ainda: tinha perdido as últimas três partidas contra a equipe carioca. Então, a missão de derrotar o Flamengo pelo Campeonato brasileiro parecia quase impossível. Mas a equipe treinada por Renato Portaluppi mostrou garra e bateu a equipe carioca por 3 a 2. É o fim da touca.

O jogo foi morno no primeiro tempo. O Grêmio, com três zagueiros, parecia querer evitar uma goleada. O Flamengo começou dominando pelo menos até os 20 minutos. A partir daí, o tricolor subiu a marcação. Melhorou na partida. Justamente quando parecia que as coisas iam melhorar, Geromel falhou na cobertura e Everton Cebolinha partiu livre em um contra-ataque.

Só que Villasanti partiu em disparada e chegou a tempo de dar o bote. Só que a bola caprichosamente sobrou para Everton Cebolinha. O atacante teve calma para driblar o goleiro Grando e Kannemann ao mesmo tempo. Depois tocou com categoria para o gol vazio. 1 a 0. Parecia que a história ia se repetir.

Então veio a segunda etapa. O jogo ficou mais equilibrado. Principalmente por conta das alterações promovidas por Renato Portaluppi. O técnico gremista voltou para o segundo tempo com Ferreira no lugar de Besozzi. O atacante entrou muito bem no jogo. Mas o Grêmio deslanchou de vez quando o Renato acabou com o esquema de três zagueiros e colocou em campo Cristaldo, André Henrique e Nathan Fernandes. Com a saída de Kannemann, mas principalmente com as substituições dos apáticos Galdino e JP Galvão, o Grêmio passou a mandar no jogo.

Aos 30 minutos começou a virada gremista. Bruno Henrique saiu jogando errado e fez um passe para Villasanti. O paraguaio tabelou com Ferreira que entrou na área e ficou cara a cara com Rossi. O atacante só teve o trabalho de tirar do goleiro para igualar o placar. Poderia ser a hora de armar uma retranca ferrenha. Mas o Grêmio seguiu atacando.

Aos 35 minutos, Cristaldo brigou pela bola dentro da área do Flamengo. Mesmo caído conseguiu fazer um passe na medida para Nathan Fernandes. O garoto acertou um belo chute cruzado. Aos 40 minutos, Reinaldo cobrou lateral perto da área. Villasanti, de cabeça, fez uma ótima assistência para André Henrique. O centroavante bateu de primeira. A bola ainda tocou no poste antes de entrar.

Tudo indicava um final de partida tranquilo. Mas Geromel fez falta em Bruno Henrique perto da área. O Flamengo colocou a bola na área e Luiz Araujo cabeceou completamente livre. 3 a 2. O Grêmio soube resistir à pressão rubro-negra e garantiu uma vitória importante. E tudo isso sem contar com Suárez em campo!!

Agora, o Grêmio está na sexta posição da tabela com 47 pontos. Ainda na zona de classificação da Libertadores. Só que vai ter pela frente duas missões bem possíveis. O tricolor enfrenta na sequência América-MG e Coritiba. Ambas as partidas são fora de casa. Mas dá para se manter no topo da tabela. E se os titulares não estão querendo, os reservas mostraram muito mais disposição... Jarbas Schier

P.S. - O técnico Tite perdeu. Faltou treinabilidade?