Grêmio precisa urgentemente investir em um CPDCS

O Grêmio perdeu para o São Paulo por 3 a 0. Foi a terceira derrota consecutiva. É preocupante. É assustador. Com alguma sorte nos resultados paralelos, o tricolor terminou a rodada na sexta posição. É ruim? Claro. Mas podia ser muito pior. Porém, chegou a hora do Grêmio investir em CPDCS!

O atilado leitor pode até se perguntar o que seria CPDCS. Fácil. É a sigla para Controle de Proteção da Dignidade da Carreira de Suárez. Basicamente, a equipe treinada por Renato Portaluppi está destruindo toda a fama adquirida por um dos maiores atacantes do mundo. É realmente constrangedor fazer Luis Suárez passar tanto vexame. Aliás, El Pistolero recebeu o terceiro cartão amarelo e não joga contra o Flamengo na próxima rodada.

Como resumir a partida entre Grêmio e São Paulo. Bem, na primeira etapa o tricolor gaúcho não jogou nada. Já no segundo tempo jogou menos ainda. Foi ridículo. A derrota foi merecida e o placar poderia ter sido ainda mais elástico.

O Grêmio optou por uma retranca. O São Paulo foi pra cima. A tática funcionou até os 20 minutos. James Rodriguez cobrou escanteio, a zaga falhou e o meia Michel Araújo apareceu livre na pequena área para marcar. A partir daí a equipe treinada por Renato Portaluppi foi ladeira abaixo.

O técnico gremista mexeu na equipe e colocou o jovem Nathan Fernandes no lugar de Cristaldo. Até que funcionou. O São Paulo passou a ter mais dificuldades. Mesmo assim, o Grêmio não conseguia atacar. Na segunda etapa, a situação não melhorou.

Aos 18 minutos, Renato desmontou o esquema com três zagueiros. Ele colocou o meia Galdino no lugar do amarelado Kannemann. Mas nem deu tempo para avaliar se foi mesmo uma boa ideia. Em contragolpe mortal, James Rodriguez fez outro ótimo passe e deixou Pablo Maia na cara do gol. O meia ainda teve categoria para limpar João Pedro e chutar sem chances para Grando.

Depois disso, foi um massacre sem dó nem piedade do São Paulo. A quantidade de chances perdidas pela equipe paulista foi um assombro. Quando parecia que o 2 a 0 era até razoável, no último lance da partida, o jovem Wesley cometeu um daqueles erros infantis. Entregou a bola de graça nos pés de Luciano. O atacante fez valer a lei do ex. Avançou livre, driblou o goleiro e empurrou para o gol vazio: 3 a 0.

Agora o Grêmio joga na quarta-feira, 25 de outubro, sem Suárez contra o Flamengo. A partida é na Arena. O tricolor precisa desesperadamente da vitória. Mas do jeito que o tricolor está jogando, a equipe treinada por Tite é favorita. Como El Pistolero não joga, o CPDCS pode ficar tranquilo. Mas chega de destruir a brilhante carreira de um dos maiores atacantes de todos os tempos...

Jarbas Schier