Suárez está de volta e se sentindo em casa

A noite na Arena do Grêmio estava fria e ventosa. Ou seja, basicamente um dia típico de verão no Uruguai. Talvez por isso Luís Suárez tenha se sentido em casa e feito uma atuação espetacular. O tricolor gaúcho tomou conta da partida contra o Cruzeiro. Venceu por 3 a 0, mas poderia ter sido muito mais.

A curiosidade é que o técnico Renato Portaluppi estava suspenso por conta do cartão vermelho recebido na partida contra o Santos. Mas armou um time diferente e dominou o meio de campo. Sem Bitello e Ferreirinha a equipe marcou mais. Não deixou o Cruzeiro respirar.

Aliás, a pressão foi tanta que o primeiro gol saiu justamente de uma roubada de bola. O tricolor pressionou na cobrança de lateral. Carballo roubou a bola, passou para Cristaldo. O argentino cruzou e Suárez chegou de primeira e mandou a bola na gaveta. Quebrou o jejum e fez 1 a 0 na Arena.

Vale notar que a partida também foi marcada pelo retorno de Pedro Geromel. Ele esteve - como sempre - impecável. Mas sentiu no final do primeiro tempo e precisou ser substituído. Basicamente, ele correu para recuperar a bola em uma jogada pela direita e acabou sentindo a coxa esquerda. Para não correr mais riscos, saiu para a entrada de Rodrigo Ely.

Na segunda etapa, o Cruzeiro voltou melhor. Aliás, o domínio do time mineiro durou exatos 8 minutos. Por que foi justamente nesse momento que a estrela de Suárez voltou a brilhar. El Pistolero recebeu na entrada da área e tocou de letra para a meia-lua. Carballo apareceu praticamente livre, ajeitou o corpo e mandou um belo chute. A bola entrou no ângulo direito. Um golaço. Grêmio 2 a 0.

O Cruzeiro adiantou o time. O Grêmio respondeu colocando em campo Bitello e Ferreira nos lugares de Carballo e Galvão. A ideia era aproveitar os contra-ataques. Porém, a dupla não conseguia criar muitas chances. Só que aos 32 minutos, Suárez iniciou a jogada e abriu para Bitello. Pepê disparou para a área. Suárez saiu e levou a marcação junto. Resultado? O volante entrou livre para determinar o 3 a 0. Festa total na Arena. Ainda teve tempo para Luan entrar no lugar de Cristaldo.

Agora, o Grêmio está de volta ao 3º lugar do Brasileirão com 36 pontos. Porém com um jogo a menos. A próxima partida é complicada. Será no dia 3 de setembro, contra o Cuiabá, na Arena. Mas se for um dia de verão uruguaio com bastante frio e chuva, quem sabe Suárez não se sinta em casa de novo...

Jarbas Schier