Grêmio perde para o Vasco e finalmente entra em crise

Quem é do sul está acostumado com o termo IVI. Ironicamente a sigla significa Imprensa Vermelha Isenta. O coloradismo das redações da tacanha mídia esportiva é especializado em criar crises no Grêmio. Mesmo quando elas não existem. Mesmo quando o tricolor ocupava a vice-liderança do Brasileirão. Bem, a equipe treinada por Renato Portaluppi conseguiu o prodígio de perder para o lanterna Vasco por 1 a 0 em São Januário. Agora sim, o Grêmio está em crise.

É preciso repetir esse fato alarmante. O Grêmio perdeu para um time que não ganha de ninguém. Um spoiler para os torcedores vascaínos: o time de vocês já está rebaixado. Boa sorte na série B em 2024. Só mesmo o tricolor para conseguir o feito hercúleo de jogar menos que o gigante da colina.

O jogo foi horrível. Foi de sangrar os olhos. Sem Kannemann, o técnico Renato Portaluppi escalou o time com dois zagueiros. Sim, era contra o Vasco. Sim, talvez não fosse necessário tantos cuidados defensivos. Mas o esquema não funcionou. A equipe cedeu espaços demais para o adversário. Como se trata do Vasco, o time carioca se esmerou em desperdiçar oportunidades no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Grêmio conseguiu o fenômeno de jogar ainda pior. Veja bem, o Vasco era um time nervoso, abatido e sem o apoio de sua torcida. O estádio de São Januário estava vazio por conta de uma punição. Mesmo assim, o tricolor gaúcho seguiu jogando muito mal.

O técnico Renato se irritou. Aos 15 minutos, mexeu na equipe. Nathan e Ferreira saíram. No lugar entraram Gustavinho e Lucas Besozzi. Nada mudou. Gabriel Grando estava virando o herói do jogo. O Vasco seguia perdendo um gol atrás do outro. Renato voltou a mexer na equipe colocando o volante Mila e o zagueiro Gustavo Martins. Saíram Carballo e Bitello. O Grêmio seguiu com um futebol entre o ruim e o pior ainda.

Aos 35 minutos veio o merecido castigo. Depois de uma boa jogada, Gabriel Pec foi até a linha de fundo e cruzou. Vegetti - que saiu do aeroporto pro jogo - cabeceou de forma inapelável. Depois disso, o Grêmio acordou e foi para o ataque, mas sem sucesso. Suárez quase marcou de voleio. Mas, no final, o resultado foi justo.

O lamentável é que com uma simples vitória, o Grêmio voltaria à vice-liderança do Brasileirão e com um jogo a menos. Agora, o tricolor parou nos 30 pontos e na 5ª colocação. Para piorar a situação, o tricolor recebe o Fluminense na Arena, no domingo, 13 de agosto. Seria um jogo fácil, mas quem perde para o Vasco tem de brigar para ficar na série A. Ou seja, o Grêmio está oficialmente em crise...

Jarbas Schier