Afinal, capivara é melhor que o Canguru?
A seleção feminina de futebol foi eliminada na primeira fase da Copa do Mundo. Não conseguiu vencer a Jamaica. Pausa. A equipe da Jamaica. Fato: a seleção jamaicana é tão ruim que só venceria o Vasco por 1 a 0. Mas é essencial para o futuro do futebol feminino no país entender o porquê dessa tragédia e aproveitar para responder se a capivara é mesmo melhor que o Canguru...
Antes de mais nada, é muito importante para a ZeroZen mostrar que apoiamos a igualdade. Todos merecem ser esculhambados independente de raça, credo ou cor. Portanto, a seleção feminina recebe o mesmo tratamento da seleção masculina. E, atualmente, nenhuma das duas conquista títulos, faz boas partidas ou dá um pouco de esperança em dias melhores.
Porém, quem defende a seleção feminina pode argumentar que existe falta de apoio. Tudo bem. Mas que incentivo tem a seleção da Jamaica? Tudo bem que o campeonato do país é bem mais disputado do que o Brasileiro. Afinal de contas, todas as partidas são pura fumaceira.
O Brasil começou bem a competição. Começou atropelando o Panamá. Porém, logo ficou claro que a seleção panamenha é uma espécie de Vasco: não ganha de ninguém. A Jamaica jogou na retranca e empatou com a poderosa França. Então, parecia que o destino tinha sorrido para o Brasil.
Ou seja, bastava um simples empate contra a França. Depois era só decidir contra a Jamaica. Mas a seleção feminina teve uma atuação bisonha, repleta de falhas defensivas e perdeu por 2 a 1. Ainda assim, uma vitória simples contra a Jamaica garantiria que as comandadas de Pia Sundhage fossem para a próxima fase.
O que aconteceu? Um empate constrangedor em 0 a 0. O Brasil não conseguiu organizar um contra-ataque. Não foi capaz de articular uma jogada. Já a Jamaica foi cautelosa. No melhor estilo Bezerra da Silva (vou apertar, mas não vou acender agora/se segura, malandro/pra fazer a cabeça tem hora). Armou uma retranca de respeito, uma retranca raiz e se deu bem.
Alguns críticos mais afoitos poderiam culpar a técnica Pia Sundhage. Só pelo fato de ela ser estrangeira. Bom, trata-se evidentemente de um exagero. Ela passou as instruções corretas para a equipe. Pena que ninguém entendeu nada. Quem manda usar o Google Tradutor?
Apesar de todas as dificuldades, o futebol feminino vive o seu melhor momento no Brasil. Tem um campeonato relevante. Tem grandes times com equipes femininas. Tem transmissão para a televisão. Tem comercial, tem mídia, tem apoio do público. Só falta futebol. Mas isso vem com o tempo...
Por fim, resta responder a empolgante questão: capivara é melhor que o Canguru?. Esse slogan começou com a torcida brasileira fazendo uma provocação genial em cima das anfitriãs. Afinal, a Copa está sendo realizada na Austrália. Bem, a seleção australiana passou em primeiro lugar do seu grupo e está na próxima fase. Ou seja, melhor sorte na próxima capivara...
P.S.1 - Ser eliminada na fase de grupos não é novidade para a seleção feminina. Isso já aconteceu antes em 1991 e 1995. Ou seja, como é a terceira vez, pelo menos as meninas podem pedir música no Fantástico...P.S.2 - Ninguém deu muita atenção, mas a seleção dos Estados Unidos ganhou de 3 a 0 do Vietnã. Foi um momento histórico. Essa foi a única vez que os EUA venceram o Vietnã...