Grêmio empata com o Goiás e abraça a desistência

Suárez desistiu de ir embora. Mas o Grêmio não ficou para trás e desistiu do Campeonato Brasileiro. Empatou nos acréscimos com o Goiás em 1 a 1. É o placar da desistência. Caiu para quarto lugar na tabela de classificação. Ou seja, o ano já terminou. Aparentemente, a equipe comandada por Renato Portaluppi jogou como se estivesse de férias.

O primeiro tempo foi tenebroso. Suárez seguiu sozinho, isolado na frente. Basicamente um oásis de lucidez contra toda a defesa do Goiás. A equipe esmeraldina fez o que todo mundo faz quando está perto da zona de rebaixamento. Correu como se não houvesse amanhã. Mostrou muito empenho e dedicação, mas pouco futebol. Aliás, o 0 a 0 só se manteve no placar pela notável incompetência do ataque do Goiás.

Mas na segunda etapa tudo mudou (para pior). Renato Portaluppi fez duas substituições no intervalo. Tirou os meias Nathan e Ronald e colocou pelas pontas Zinho e Ferreirinha. Não funcionou. O Grêmio simplesmente não conseguia jogar. Era algo de sangrar os olhos. Erros de passes, tomadas de decisão completamente equivocadas, e por aí vai. O tricolor não conseguia executar nem mesmo um reles contra-ataque.

O Goiás seguiu pressionando. Aos 32 minutos, o ataque do Goiás finalmente funcionou. Matheus Babi, que saiu do aeroporto para o jogo, subiu mais que a zaga gremista em um escanteio da direita. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.

Com o placar adverso na Serrinha, o estádio do Goiás, o Grêmio foi pra cima. Não foi com qualidade ou com estilo. Foi na base do abafa mesmo. Ferreirinha meteu uma bola no travessão. O tricolor pelo menos passou a ameaçar o gol de Tadeu.

Aos 38 minutos, Renato fez uma tentativa desesperada. Tirou Zinho que havia entrado no intervalo e não jogou absolutamente nada e colocou André. Deu certo. Em cobrança de escanteio, aos 48 minutos, o camisa 77 subiu mais alto que todo mundo e cabeceou com estilo para empatar a partida.

O Grêmio teve desfalques? Sim. Kannemann, Carballo e Cristaldo fizeram falta. Mas a atuação foi abaixo da crítica. Com o resultado chega aos 30 pontos e quarto lugar na tabela de classificação. Agora o tricolor volta a campo no domingo em São Januário. O Grêmio vai enfrentar o lanterna Vasco da Gama. É uma partida para ganhar três pontos. Mas como o tricolor já decretou férias, tudo pode acontecer...

Jarbas Schier