O técnico Renato Portaluppi é freguês do Flamengo
O técnico Renato Portaluppi tem inúmeras qualidades. Possivelmente, vive o seu melhor ano no comando do Grêmio. É um grande gestor de vestiário e ainda conseguiu melhorar na parte tática. Só tem um pequeno problema. Ele é freguês do Flamengo. Não tem jeito. Por isso a derrota por 2 a 0 pela Copa do Brasil foi até previsível. Mas se ele quiser ficar em Porto Alegre e nem viajar para o jogo da volta ninguém vai reclamar.
Antes de mais nada, Suárez estava em campo. E estava focado, jogando muito, mostrando que é um craque. Pena que o resto do time não acompanha a velocidade de raciocínio do uruguaio. Também é preciso dizer que foi uma grande partida de futebol. O Grêmio evitou a correria inicial do Flamengo, se estruturou, conseguiu encaixar boas jogadas. Só faltou o gol.
O problema é que muitas individualidades do Grêmio estiveram abaixo do esperado como, por exemplo, Reinaldo. Ele perdeu a bola no meio do campo e abriu o contra-ataque do Flamengo. Wesley, um dos melhores jogadores da partida, avançou em velocidade, passou para Bruno Henrique que fez uma assistência na medida para Gabi Gol. Pois é... O tricolor insiste em levar gols do centroavante do time carioca.
A situação poderia ter ficado ainda terrível. Em uma boa jogada de Everton Ribeiro a bola bateu no braço do zagueiro Bruno Alves. Pênalti. Gabi Gol cobrou no canto direito, mas Gabriel Grando fez uma defesa espetacular. Com 1 a 0, o Grêmio terminou o primeiro tempo jogando mal. Mas pelo menos a torcida tinha esperança de uma mudança no ritmo da partida na segunda etapa. Até porque, antes do fim do primeiro tempo, Renato promoveu a primeira troca: tirou Uvini e colocou Ferreira.
Bem, o Grêmio mudou para pior. Kannemann levou um cartão amarelo aos 5 minutos. Depois, recebeu o segundo cartão amarelo aos 14 minutos do segundo tempo e foi expulso. A partir daí, só deu Flamengo. Renato colocou Gustavo Martins na vaga de Cristaldo para ajustar a marcação. Não deu certo. Com um a menos, foi um massacre rubro-negro. 1 a 0 já era um resultado até aceitável. Mas tudo que está ruim, sempre pode piorar.
Aos 23 minutos, houve uma boa troca de passes do Flamengo a bola sobrou para Thiago Maia dentro da área. Ele chutou fraco, mas a bola desviou no zagueiro Bruno Alves e enganou Gabriel Grando. Com a desvantagem no placar e numérica, Renato promoveu as entradas de Nathan e Zinho. Não funcionou. Suárez ficou isolado, lutando contra toda a defesa. No final da partida, o Flamengo ainda poderia ter ampliado com Pedro, mas a bola foi para fora.
Agora, o Flamengo tem tudo para confirmar a classificação dentro do Maracanã. Então talvez seja interessante para o Grêmio voltar todas as forças para o campeonato brasileiro. Ou trocar de treinador na partida de volta, Por que Renato Portaluppi é muito freguês do Flamengo...