Grêmio garante uma vitória milimétrica contra o Atlético-MG
O Grêmio venceu o Atlético-MG por 1 a 0. Foi por pouco. Aliás, foi uma vitória milimétrica. Os três pontos foram garantidos com o VAR em um impedimento salvador. Mas foi uma noite gremista. A rodada ajudou. O Felipão ajudou. Mas - sem Suárez em campo - o tricolor sofreu demais.
Antes de mais nada, a ZeroZen ainda não comentou nada sobre a saída (ou não) de Suárez. O craque pode (ou não) estar indo para o Inter Miami. Então, vamos deixar as especulações sem sentido para a tacanha mídia esportiva. Porém, um fato é inegável. Sem El Pistolero, a equipe treinada por Renato Portaluppi caiu muito de produção. André Henrique não é um substituto com um mínimo de qualidade e Freddy Noguera sequer é um jogador de futebol.
A partida começou bem para o Grêmio. Renato escalou o jovem Ronald, 20 anos, no lugar de Villasanti, um desfalque de última hora. Aos 10 minutos, houve um escanteio pela direita. A zaga do Atlético marcou bobeira e Ronald cabeceou com categoria para abrir o placar. Logo em seguida, em um contra-ataque, o tricolor quase ampliou. E foi só.
Neste momento, o zeronauta pode estar pensando que se trata de um exagero. Porém, foi isso mesmo o que aconteceu. O Grêmio abdicou de jogar. Em uma comovente homenagem ao Felipão, montou uma retranca ferrenha e constrangedora. Não tinha jogo. Só chutão em uma tentativa desesperada de fazer uma ligação direta. O Atlético-MG passou a mandar na partida. Só não empatou por conta de atuações sensacionais de Gabriel Grando e Kannemann.
Na segunda etapa nada mudou. O Atlético seguiu pressionando. O Grêmio seguiu jogando mal, mas se defendendo bem. O técnico Renato Portaluppi colocou Ferreira e Mila nas vagas de Bitello e Ronald. Pelo menos, graças a Ferreirinha, a bola passou um pouco do meio-campo.
No final da partida, o Atlético foi para o tudo ou nada. E até conseguiu o empate. Alan Kardec marcou de cabeça aos 36 minutos. Mas o VAR entrou em ação e flagrou um impedimento milimétrico e invalidou o gol. O Galo mandou todo mundo pro ataque e passou a cruzar bolas na área. A zaga gremista resistiu a pressão e garantiu os três pontos para a alegria dos mais de 37 mil gremistas presentes nas arquibancadas.
Agora, o Grêmio segue na vice-liderança com 29 pontos. O Botafogo empatou na rodada, mas a diferença ainda é enorme. A próxima partida será pela Copa do Brasil. O duelo é contra o Flamengo, na Arena, quarta-feira. O jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil será realizado às 21h30. Com Suárez em campo ainda existe esperança. Mesmo que ela seja milimétrica.