Grêmio perde, mas descobre o segredo do Botafogo

O Grêmio foi derrotado por 2 a 0 pelo Botafogo. O líder do campeonato foi pragmático. Levou um banho de bola durante 65 minutos. Mas resistiu. Quando resolveu jogar futebol, marcou dois gols. O time carioca tem tudo para ser campeão. Se serve de consolo, pelo menos o tricolor descobriu qual é o segredo do Botafogo.

É fácil de perceber que um time que joga menos que todos os adversários diretos e mesmo assim abre 10 pontos na liderança tem algo a mais. Possivelmente, o Botafogo vendeu a alma ao diabo. É simples assim. Não é uma SAF e sim um SAI (Serviço de Assistência Infernal). Claro que o atilado leitor da ZeroZen pode questionar: mas o time carioca não poderia ser um servo de Deus? Lógico que não. O próprio nome já diz tudo bota fogo...

É difícil falar da partida. O líder do campeonato foi surrado, humilhado, espancado no primeiro tempo. Mas não tomou gol. A defesa é muito sólida. O Lucas Perri é fora da curva e fez uma atuação monumental. O Botafogo é um time que sabe aproveitar as poucas oportunidades que produz e isso é um mérito da equipe. Mas o 0 a 0 no final da primeira etapa foi de uma injustiça colossal para a equipe treinada por Renato Portaluppi.

No segundo tempo, o Botafogo seguiu bafejado por uma sorte inconcebível. Aos 4 minutos, a bola sobrou para Suárez na entrada da área. El Pistolero tocou por cobertura e ia fazendo um gol de placa na Arena. Só que a bola caprichosamente bateu na trave. Aos 8 minutos, Bitello recebeu dentro da área, fintou o zagueiro e foi puxado pela camisa por Marçal. Isso é pênalti. Mas o árbitro mandou o jogo seguir e o VAR sequer se manifestou.

Depois dos 15 minutos da segunda etapa, o Grêmio cansou. O Botafogo começou a tomar conta da partida. Renato tentou mudar o panorama aos 26 minutos. Carballo e Cristaldo deram seus lugares para Ferreira e Cuiabano. Não deu certo. O Botafogo melhorou. Aos 29, Bruno Alves cometeu um erro bisonho. Segovia roubou do zagueiro e deixou com Di Placido. O cruzamento rasteiro encontrou Eduardo completamente livre. Ele bateu colocado e venceu Grando.

Vários advogados ameaçaram pular o fosso da Arena. Afinal de contas, foi um gol criminoso. Porém, ainda teria mais. Aos 42 minutos, Reinaldo fez um passe errado e habilitou um contra-ataque do Botafogo. A equipe carioca trocou passes em velocidade, que terminou em chute rasteiro de Carlos Alberto. Grando nada pode fazer. 2 a 0 para o Botafogo. Mas será que essa liderança do Brasileirão é mesmo merecida?

Bom, a verdade é que sim. O Botafogo é um time defensivo. São 10 marcadores e um ótimo goleiro. É um time que tem uma entrega tática de respeito. Ou seja, é quase como se fosse o Grêmio da década de 90. Dá pra dizer que nessa partida o Botafogo foi mais Grêmio que o próprio Grêmio...

O Grêmio é terceiro no Campeonato Brasileiro com 26 pontos. Ele tem o mesmo número de pontos do Flamengo, mas perde nos critérios de desempate. Agora o foco muda para a Copa do Brasil. É hora da partida de volta contra o Bahia. O jogo é na Arena, quarta-feira, às 19h. O tricolor precisa vencer para avançar para a próxima fase.

Jarbas Schier