Grêmio goleia o Coritiba e volta a sonhar

O Grêmio está chegando. A torcida começou a abraçar a ilusão. Suárez - o homem de um joelho só - é imparável. A equipe treinada por Renato Portaluppi embalou. Ocupa a vice-liderança do Brasileirão. Só perde em pontos para o Botafogo. Ou seja, é possível sonhar.

O jogo começou aberto. O tricolor atacou, mas cedeu espaços e proporcionou vários ataques do Coritiba. Era uma partida rigorosamente igual até que, aos 29 minutos, Reinaldo mandou o petardo de fora da área. A bola desviou no braço de Natanael. Pênalti claro e indiscutível. Cristaldo bateu forte e abriu o placar.

Só que a alegria gremista durou pouco. Aos 40 minutos, Alef Manga recebeu com liberdade e avançou sem receber marcação. Até que ele resolveu chutar colocado da entrada da área. Marcou um golaço. Gabriel Grando que já tinha feito duas defesas incríveis nada pode fazer.

Na segunda etapa, o Grêmio entrou com uma nova postura. E o resultado veio rápido. Aos dois minutos, Suárez recebeu na linha de fundo depois de uma boa jogada coletiva. El Pistolero cruzou com categoria na cabeça de VIllasanti. O volante cabeceou com precisão, sem chance para o goleiro Gabriel. O terceiro saiu logo em seguida. Na cobrança de escanteio, o Coritiba não marcou ninguém. A bola sobrou para Bitello que emendou um chute sensacional de fora da área de Bitello. O 3 a 1 deu tranquilidade para a equipe gremista.

Só que ainda faltava o gol de Suárez. Reinaldo fez lançamento longo, aos 20 minutos, e encontrou justamente El Pistolero. Ele ganhou do zagueiro do Coritiba na corrida (tudo isso com um só joelho) e bateu forte no canto. 4 a 1 e um banho de bola na Arena.

O detalhe é que ainda havia espaço para mais um gol. E foi justamente do estreante André. Ele cruzou rasteiro para dentro da área. Nathan fez o corta luz e o goleiro aceitou. O Coritiba ainda terminou com um a menos. Bruno Gomes acertou cotovelada no rosto de André. Um lance de MMA. Só que como se trata de futebol, ele foi expulso com justiça.

Agora o Grêmio tem 23 pontos. Ocupa a vice-liderança. Está atrás apenas do Botafogo. Porém, o tricolor tem duas partidas difíceis pela Copa do Brasil contra o Bahia. O detalhe é que os próximos dois jogos do Grêmio são fora de casa. No próximo sábado (1), as equipes se enfrentam pelo Brasileirão. Depois, na terça-feira (4), os dois times voltam a campo pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Ou seja, o Grêmio vai ser obrigado a poupar. Porém ainda existem mais complicações pela frente. Depois do Bahia, o adversário tricolor é justamente o Botafogo. Será que Renato Portaluppi vai optar pela Copa do Brasil? Será que o Botafogo deixou de ser um cavalo paraguaio? Será que Suárez vai continuar jogando todas as partidas? Enfim, essas são as dúvidas que fazem parte da vice-liderança do Brasileirão...

Jarbas Schier