Suárez e a arte de se aposentar com estilo

Eventualmente chega uma hora que é preciso parar. O Inter, por exemplo, depois de 2006 desistiu do futebol e se aposentou. Foi viver das glórias do passado. Agora o mesmo pode acontecer com Luis Suárez. Mas aparentemente o craque uruguaio pretende se aposentar com estilo. Ele foi o destaque na vitória de 3 a 1 contra o América-MG.

A imprensa gaúcha passou a semana vaticinando que Suárez estava acabado. O joelho direito estava com artrose. Ele sequer seria capaz de correr em campo. Era basicamente um inválido, que teria de jogar futebol em uma cadeira de rodas. Mas bastaram poucos minutos para a torcida gremista ver que intensidade e movimentação de El Pistolero estavam intactas.

Mas a partida não começou bem para a equipe treinada por Renato Portaluppi. O Grêmio entrou sem os três zagueiros. O time deixou mais espaços. O América-MG aproveitou as oportunidades. Aos 25 minutos, em uma cobrança de escanteio, o goleiro Brenno ficou parado na pequena área, o zagueiro Danilo Avelar não perdoou. Subiu livre para marcar e abriu o placar.

O Grêmio não se abalou, muito pelo contrário. Partiu pra cima. Aliás, verdade seja dita, o tricolor jogou bem. Era só uma questão de tempo. Porém, é preciso falar do zagueiro Éder do América-MG. Ele resolveu apressar a aposentadoria de Suárez. Deu duas entradas criminosas no craque gremista. Recebeu dois cartões amarelos e foi expulso ainda no primeiro tempo.

Com um a menos, a missão do Grêmio ficou mais fácil. Aos 40 minutos, Suárez passou para Bitello na direita da área. Verdade seja dita, o jogador gremista fez um cruzamento. Só que o goleiro Cavichioli aceitou. Azar. Gol feio também vale. Na sequência, Suárez quase marcou em um lindo voleio. Mas o primeiro tempo terminou mesmo em 1 a 1.

Na segunda etapa, o Grêmio massacrou o América-MG. Colocou uma pressão brutal. Renato promoveu duas trocas: Vina e Nathan entraram nos lugares de Cuiabano e Mila. As mudanças deram maior toque de bola no meio de campo. Deu certo. A virada veio aos 15 minutos. Reinaldo fez um cruzamento na cabeça de Villasanti, que não perdoou. Marcou um golaço. Mas ainda faltava a consagração de Suárez.

O Grêmio trocou passes com categoria. Envolveu completamente o América-MG. Reinaldo recebeu na área, percebeu o deslocamento de Suárez e fez um passe na medida. El Pistolero bateu cruzado de canhota, forte, de forma inapelável para ampliar o marcador. Tudo isso com um joelho a menos!

Agora o Grêmio ocupa a terceira posição do campeonato brasileiro com 20 pontos. Está no G-4 com muito merecimento. Na próxima rodada, o adversário da equipe treinada por Renato Portaluppi será o Coritiba. A partida será realizada no domingo na Arena, às 16h.

Jarbas Schier