Grêmio perde para o Flamengo e aciona o Código Penal

O Grêmio perdeu por 3 a 0 para o Flamengo. Mas deve entrar na Justiça. Por que essa foi uma derrota criminosa. Deve ter infringido metade dos artigos do Código Penal. O resultado não diz - em hipótese alguma - o que foi o jogo. Agora é aproveitar os dez dias de parada Fifa para ficar remoendo velhas feridas.

Antes de falar sobre a partida é preciso destacar algumas obviedades. O Flamengo tem um dos melhores elencos do futebol brasileiro? Claro. Mereceu vencer? Talvez. Por 3 a 0? De jeito nenhum. Foi um castigo demasiado grande para a equipe treinada por Renato Portaluppi. Tudo isso em um dos melhores jogos do campeonato brasileiro até agora.

O Grêmio teve problemas. Sim. Os laterais João Pedro e Cuiabano deram vexame. Foram erros grotescos. E contra o Flamengo isso é fatal. Até os 20 minutos, o tricolor perdeu pelo menos duas chances claras de gols. Mas o castigo veio aos 23 minutos. Cuiabano perdeu a bola de maneira bisonha para Wesley. Ele avançou em velocidade e descobriu Everton Cebolinha livre dentro da área. O atacante driblou a zaga e chutou cruzado sem chances para Gabriel Grando.

A partida ficou aberta. Tanto Flamengo como Grêmio seguiram atacando. O jogo, no final da primeira etapa, estava em aberto. Sampaoli promoveu duas alterações: Ayrton Lucas e Pedro entraram nos lugares de Leo Pereira e Gabriel. Foram duas trocas decisivas. Já Renato Portaluppi só mexeu aos 19 minutos. O atacante Vina entrou no lugar de Cristaldo.

Aos 19 minutos, mais um erro bisonho do Grêmio. O lateral João Pedro fez uma assistência incrível. Só que foi pro jogador errado. Ele fez um passe na medida para Pedro. O centroavante não perdoou. Bateu de fora da área, no canto direito, sem chances para Gabriel Grando.

O Grêmio seguiu insistindo. Na verdade, a partida ficou ainda mais movimentada. No final, o tricolor buscou o gol de honra. Suárez chutou a bola bateu nas duas traves e não entrou. Villasanti acertou o travessão. Então na última jogada, veio um contra-ataque mortal do Flamengo. Depois do cruzamento da esquerda, Bruno Henrique subiu livre de cabeça e sacramentou o 3 a 0.

Com a derrota, o Grêmio caiu para a sexta posição. Agora, o tricolor só retorna a campo no dia 22 de junho. A partida será contra o América-MG, na Arena. Até lá resta ler o código penal inteiro para ver se é possível aceitar essa derrota criminosa...

Jarbas Schier