Grêmio: avisar ou não avisar o co-irmão?

O Grêmio venceu o Grenal por 3 a 1. Mas poderia ter sido mais. Muito mais, porém o zagueiro Kannemann foi expulso para ajudar a equilibrar a partida. Suárez ignorou todas as regras sobre futebol ser um esporte coletivo e jogou praticamente sozinho. Agora, depois dessa exibição, resta somente uma dúvida na direção gremista: avisar ou não avisar o co-irmão?

Afinal de contas, ficou evidente que o Inter - jogando esse futebol medíocre - vai parar na série B. Só não dá para bater o martelo porque ainda existe uma janela de compras e pode ser que o colorado decida reforçar o time. Mas até lá a crise vai ficar toda pelos lados do Beira-Rio.

Isso que o técnico Renato Portaluppi arriscou ao colocar o famigerado esquema com três zagueiros. Mas tudo bem, ele serve contra times fracos como o ABC e o Inter. De qualquer forma, a partida começou em ritmo frenético. Aos 3 minutos, Luis Adriano ajeitou para Johnny chutar de fora da área. A bola caprichosamente bateu no travessão do goleiro Gabriel Grando. Mas a resposta gremista veio rápida.

Aos 6 minutos, Suárez dominou a bola perto da área colorada e com um giro de corpo se livrou de três marcadores. Então mandou um petardo no ângulo de Keiller. Um golaço. Aliás, esse foi o primeiro gol de El Pistolero em um Gre-Nal. Aliás, ele já marcou mais gols em Gre-nal que Guerrero e Yuri Alberto...

O Inter entrou em parafuso. O Grêmio aproveitou a vantagem para ceder a posse de bola, concentrar na marcação e esperar o colorado no campo de defesa. A ideia era ampliar no contra-ataque. Deu certo. Aos 31 minutos, Villasanti ganhou duas divididas na entrada da área, ficou com a bola, driblou Moledo, quase foi derrubado, mas seguiu em frente e tocou na saída de Keiller. 2 a 0 com justiça.

A segunda etapa, deveria ser uma ampliação do massacre. Porém, Kannemann resolveu equilibrar a partida aos seis minutos. Ele fez uma falta dura em Pedro Henrique e levou o segundo cartão amarelo. Então, o que aconteceu? O Inter aproveitou a vantagem para empatar? Ledo engano. O Grêmio seguiu no controle da partida. Seguiu marcando forte e mostrando que entende a importância do Gre-nal.

Aos 19 minutos, Suárez roubou a bola no campo de defesa - veja bem El Pistolero, o quinto maior artilheiro em atividade marcando com a fúria de um herege - passou para Galdino. O atacante devolveu para Suárez que avançou livre. Então, ele fez um lançamento primoroso para Bitello, que driblou o marcador e bateu no ângulo. 3 a 0.

O Inter fez o gol de honra em uma cobrança de escanteio. Aos 41 minutos, Johnny subiu livre e cabeceou com categoria. Mas já não havia tempo para mais nada. Agora o Grêmio está na décima colocação, com 11 pontos. O Colorado está na décima quarta posição, mas somente com dois pontos de vantagem do primeiro time na zona de rebaixamento.

O Grêmio volta a jogar pelo Campeonato brasileiro no sábado, às 16h. Vai enfrentar o Athletico-PR fora de casa. É um jogo muito difícil. Mas se Suárez estiver em campo, sempre há esperança de um bom resultado.

Jarbas Schier