A noite em que Suárez ressuscitou o Grêmio
O tricolor segue vivo na Copa do Brasil. Tudo graças a El Pistolero. O empate em 1 a 1 contra o Cruzeiro na Arena pode ser definido como a noite em que Suárez ressuscitou o Grêmio. A equipe mineira jogou melhor? Claro. A equipe treinada por Renato Portaluppi teve mais sorte do que juízo? Lógico. Mas nada disso importa. Suárez fez um golaço e salvou o Grêmio da eliminação.
A verdade é que se o Grêmio não tivesse Suárez nem precisava da partida de volta. Por que não haveria um lampejo de gênio para redimir as constantes falhas do tricolor. Mas El Pistolero mostrou que ainda é um jogador fora de série, um craque supremo e absoluto.
O Grêmio começou levando um gol no início da partida. Aos oito minutos, Bruno Rodrigues recebeu a bola na entrada da área, ganhou de Fábio, ajeitou com carinho, não recebeu a marcação de ninguém e mandou no ângulo em um chute colocado. Golaço. Gabriel Grando nada pode fazer.
Aliás, essa liberdade para os jogadores do Cruzeiro se repetiu durante toda a partida. A equipe mineira percebeu os espaços e chutou de fora da área várias vezes, sempre levando perigo. O técnico Pepa montou uma equipe rápida e destemida. Pode não ter craques, mas compensa no jogo coletivo.
O Cruzeiro poderia tranquilamente ter ampliado no primeiro tempo. Mas, na segunda etapa, a equipe mineira resolveu garantir o resultado. O técnico Renato Portaluppi colocou Zinho em campo. Bem, foi a melhor atuação dele no tricolor. Pelo menos foi capaz de fazer companhia para Suárez, que jogava sozinho. Vale ressaltar que mesmo abandonado, sozinho, o uruguaio brigou com a defesa e criou as principais jogadas de ataque do Grêmio.
Tudo se encaminhava para um fim trágico na Arena. Mas, aos 35 minutos, Suárez recebeu um passe de Bitello na entrada da área. Ninguém marcou El Pistolero. É um erro grave. Suárez dominou e soltou a bomba de trivela. A bola foi no ângulo. Golaço. Aliás, um golaço ainda mais golaço que o golaço marcado pelo Cruzeiro.
Depois disso, o Grêmio se empolgou. A partida terminou completamente aberta com as duas equipes atacando sem parar. Agora, o tricolor precisa buscar a classificação em Minas Gerais. Essa seria uma tarefa quase impossível. Mas o Grêmio tem Suárez. E justamente por isso segue vivo na Copa do Brasil.