Grêmio: empatar em casa com o Fortaleza é Vojvoda

Seria muito fácil dizer que o Grêmio não jogou nada. Mas seria uma mentira. O empate em 0 a 0 com o Fortaleza na Arena foi no mínimo curioso. Por que de fato não aconteceu nada, tanto que o placar terminou em branco. Ainda assim, ambas as equipes produziram o suficiente para vencer. Só que nenhuma delas tem qualidade para conseguir algo mais.

Vamos a um resumo para quem tem pressa. O Grêmio poderia ter vencido com folga no primeiro tempo. Não conseguiu. O Fortaleza poderia ter vencido com folga no segundo tempo. Não conseguiu. E parece que o campeonato dos dois times vai ser isso mesmo. Um grande: "foi mal aí, mas ano que vem tem mais".

O resultado, claro, foi muito ruim para o Grêmio. Principalmente por que a próxima partida pelo campeonato brasileiro é justamente o Gre-Nal. Tudo pode acontecer em um clássico. Aliás, pelo que ambas equipes gaúchas estão jogando, tudo pode acontecer mesmo.

Mas e a partida. Bem, no primeiro tempo, o Grêmio jogou bem, amassou o Fortaleza, perdeu gols e consagrou o goleiro João Ricardo, que fez uma série de defesas importantes. Na segunda etapa, a equipe treinada por Renato Portaluppi cansou, passou a levar sufoco de Romarinho e Yago Pikachu. Vale dizer que Juan Pablo Vojvoda é um dos melhores técnicos em atividade no Brasil e merece mais reconhecimento.

Agora, o Grêmio volta a campo na quarta-feira, às 19h30, na Arena. É a partida de ida contra o Cruzeiro pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Uma vitória de meio a zero já seria bom demais. Mas cada vez fica mais difícil acreditar que o tricolor tem qualidade para conseguir algo mais.

Jarbas Schier

P.S. - Depois do jogo, o técnico Renato Portaluppi reclamou de um pênalti não marcado nos acréscimos do 1º tempo. No lance a bola bate - acintosamente - no braço de Lucas Sasha. Mas, francamente, o VAR não ajudou em nada. O Grêmio prometeu, inclusive, tomar medidas administrativas na CBF. Essas medidas serão encaminhadas para uma análise ponderada pela instituição (leia-se tecla DELETE).