Grêmio jogou para perder (e perdeu mesmo)

O Grêmio sabia que não tinha chances. Então sequer tentou jogar futebol contra o Palmeiras. Resultado? Foi goleado por 4 a 1. E poderia ter sido muito mais. Suárez - o craque supremo do time - foi poupado e ficou em Porto Alegre. Ou seja, o Grêmio jogou para perder (e perdeu mesmo).

O técnico Renato Portaluppi pode ser culpado? Claro que sim. Não por poupar Suárez. Tudo bem se ele decidiu apostar na vitória contra o Fortaleza e tentar usar a força máxima contra o Cruzeiro na Copa do Brasil. Não é uma estratégia de todo ruim. O problema é tentar um esquema com três zagueiros. Não deu certo contra o ABC! Contra o Palmeiras chega a ser insanidade.

O jogo é fácil de ser resumido. O Palmeiras começou melhor a partida, seguiu dominando, e terminou dando um banho de bola. Aos 23 minutos, Veiga abriu o placar de cabeça, depois de um cruzamento certeiro. O Grêmio estava mais perdido do que cupim em metalúrgica. Então, na única boa jogada tricolor do primeiro tempo, aos 46 minutos, Bitello chutou colocado de fora da área para marcar um golaço.

Essa nesga de esperança durou pouco. Aos 8 minutos, após cruzamento, Luan tocou de cabeça. A bola nem tinha tanta direção assim, mas bateu na mão aberta de Bruno Uvini. Nem é preciso dizer que Rafael Veiga ia cobrar. Nem é preciso dizer que Gabriel Grando não ia conseguir defender. 2 a 1.

A partir daí, o Grêmio só assistiu a partida. Foi um massacre palmeirense. Aos 22 minutos, Rony recebeu dentro da área e chutou desequilibrado a bola bateu na zaga gremista e sobrou livre para Mayke. Ele só empurrou para o gol vazio. E ainda teve espaço para mais. Aos 28 minutos, Veiga cruzou livre da esquerda, a zaga gremista deu bobeira e Luan só empurrou para fazer o quarto e decretar a goleada.

O técnico Renato colocou Zinho, Nathan, Natã e André. Não funcionou. Nem mesmo o talismã Galdino esteve bem. Aliás, mesmo com o retorno de Reinaldo, Villasanti e Carballo essa foi uma noite para esquecer. Agora o Grêmio joga contra o Fortaleza na Arena. A partida será no domingo, 14 de maio, às 16h.

Jarbas Schier