Grêmio vence o Santos e Suárez aprende algo novo

O Grêmio está de volta. E começou muito bem na série A. Venceu o Santos por 1 a 0. Foi um bom jogo, com direito a sofrimento que molda o caráter no segundo tempo. Mas o importante é que Luis Suárez, o quinto maior artilheiro em atividade no mundo, aprendeu algo novo no tricolor gaúcho. Sim, ele pode dizer que aqui no Rio Grande do Sul ele desenvolveu a capacidade de perder pênaltis...

Antes de mais nada, ficou claro que a equipe treinada por Renato Portaluppi vai jogar de igual para igual com os demais times da competição. O Grêmio é um bom time de futebol e já apresenta um padrão consistente de jogo na primeira rodada. Então, esse deve ser um campeonato sem sustos.

O Grêmio começou mandando na partida. Poderia ter aberto o placar, mas os atacantes gremistas se especializaram no chute colocado pra fora. Nada de acertar o gol. Apesar do domínio gremista, tudo indicava que a primeira etapa terminaria empatada.

Só que, aos 44 minutos, Diogo Barbosa avançou pela esquerda e cruzou. A zaga do Santos cortou sem maiores problemas. O detalhe é que o goleiro santista João Paulo estava cansado de ficar embaixo do pau. Então resolveu ir até quase o meio da área. João Pedro pegou a sobra da zaga na entrada da grande área e tocou no canto com categoria. 1 a 0.

Na segunda etapa, houve mudanças no time do Grêmio. Thomas Luciano e Darlan entraram nos lugares de João Pedro e Villasanti. Logo aos seis minutos veio outro momento decisivo do jogo. Em um rápido contra-ataque Cristaldo foi derrubado dentro da área. Era um lance complicado, havia a possibilidade de impedimento. Enfim, o VAR não se omitiu e chamou o árbitro Wilton Pereira Sampaio. O juiz olhou e decidiu dar a penalidade máxima.

Quem foi para a cobrança? Suárez. Nem poderia ser diferente. O problema é que El Pistolero mandou um petardo na arquibancada. Se acertou em um torcedor é caso de lesão corporal culposa. Realmente, desde que veio para o Grêmio, Suárez aprendeu a nobre arte de perder pênaltis...

Nem é preciso dizer que depois disso, o Santos cresceu na partida. Veio o tradicional sofrimento gremista. De novo, Adriel fez boas defesas. Merece a titularidade. A situação poderia se complicar, mas no final da partida, aos 41 minutos, Soteldo foi expulso. Ele fez uma falta feia em Thomas Luciano e acabou recebendo o segundo cartão amarelo.

Agora, o Grêmio ocupa a 9ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. É bom, mas pode melhorar. No próximo sábado, às 21h, volta a campo para enfrentar justamente o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

Jarbas Schier