Grêmio colabora com a educação e vence o ABC
O Grêmio ganhou do ABC por 2 a 0 na primeira partida da terceira fase da Copa do Brasil. O resultado foi justo principalmente pela segunda etapa gremista. A equipe treinada por Renato Portaluppi segue sendo um time técnico, com retenção de posse de bola e com jogadores inteligentes. Ou seja, com tanta educação, vencer o ABC é barbada.
Mas, verdade seja dita, a partida foi complicada no primeiro tempo. O Grêmio optou por um esquema com três zagueiros. Algo que não tinha sido testado na temporada. Claro que não funcionou tão bem. A solução inusitada se deve ao fato de que Everton Galdino usou um spray nasal antes da partida. Essa substância é considerada doping. Então, ele foi afastado da partida. Sem centroavante, Suárez sequer viajou para Natal, o técnico gremista teve de improvisar.
Então, honestamente, não há muito o que falar da primeira etapa. O Grêmio não jogou bem. Adriel continua fazendo pelo menos uma defesa importante por partida. E continua tendo sorte. Enfim, na segunda etapa tudo mudou. O tricolor começou a comandar o jogo (aparentemente o ABC perdeu o fôlego).
Aos 30 minutos, saiu o primeiro gol no Frasqueirão. Em boa jogada de ataque, com uma rápida troca de passes, Vina recebeu em profundidade pelo lado direito. Ele cruzou na medida e Villasanti aproveitou. O paraguaio tocou de cabeça para o fundo da rede. Um gol que trouxe justiça no placar.
Porém, o Grêmio não parou por aí. Aos 35 minutos, após escanteio curto, Bitello recebeu na meia esquerda. Ele avançou, ajeitou para a perna direita e mandou no ângulo! Um golaço. O goleiro Simão nada pode fazer. O ABC até ensaiou uma pressão nos minutos finais, mas já era tarde. Aliás, o Tricolor quebrou uma invencibilidade de 32 jogos da equipe potiguar dentro dos seus domínios.
Agora, Grêmio e ABC só voltam a se enfrentar no dia 27 de abril, às 21h30min, na Arena. A situação do tricolor é tranquila. O time de Renato Portaluppi pode até perder por um gol de diferença. A equipe potiguar precisa vencer por dois gols para levar a decisão aos pênaltis. Mas no domingo, o Tricolor está de volta à série A do Brasileirão. O Grêmio enfrenta o Santos, às 18h30min, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.