Suárez vai desempregar a crônica esportiva gaúcha

O Grêmio segue 100% no Gauchão 2023. Goleou o Aimoré por 3 a 0. Segue com folga na liderança. Para deixar tudo ainda mais saboroso, Suárez fez dois gols. É um artilheiro implacável. Ele corre o risco de causar demissões em massa na tacanha mídia esportiva gaúcha, que continua tentando achar motivos para criticar o tricolor.

Honestamente, o Grêmio ainda é um time em formação. O técnico Renato Portaluppi - e isso é nítido - ainda estuda variações no esquema. Ou seja, ora bola chega para Suárez pela direita, ora a bola chega para Suárez pela esquerda. O importante é "El Pistolero" receber a bola.

Tudo que o Aimoré não é uma equipe brilhante. Longe disso. Tanto que só conseguiu resistir à pressão gremista por seis minutos. Em uma cobrança de escanteio, pelo lado esquerdo de ataque, a bola foi rolada para Cristaldo que disparou um petardo. O goleiro William ficou imóvel. Por um capricho do destino, a bola bateu no travessão. Mas no rebote, o zagueiro Bruno Uvini cabeceou para o fundo da rede.

O problema - para o Grêmio - é que o Aimoré não se abalou. Veio pra cima e quase empatou aos 11 minutos. A equipe comandada por Renato Portaluppi sofreu na primeira etapa. Apesar de algumas atuações individuais acima da média, o coletivo não funcionou.

No segundo tempo, o Grêmio voltou bem melhor. Aos 8 minutos, Ferreirinha em uma bela jogada chutou para fora. Aliás, esse jogador tem de ser trabalho pelo técnico. A parte de driblar os jogadores adversários é interessante. Mas depois disso, a missão dele é passar a bola pro Suárez. Essa é a tática que funciona.

De qualquer forma, o Grêmio chegou ao segundo gol aos 16 minutos. Após cruzamento da esquerda feito por Cristaldo (um dos destaques da partida), Suárez subiu no vigésimo quinto andar e de cabeça marcou um belo gol. O tricolor passou a dominar a partida, compactou mais as linhas, ficou melhor distribuído em campo e não deu chance para o Aimoré.

No final da partida, Suárez mostrou por que é um daqueles craques definitivos, fatais. O defensor do Aimoré se atrapalhou todo. A bola ficou com "El Pistolero".Ele avançou e com um toque de três dedos tirou do goleiro. 3 a 0. Mais uma vitória. O Grêmio mantém a boa fase e parece estar consolidando um time titular.

Agora, o tricolor joga na quinta-feira, 9 de fevereiro. O adversário será o Juventude do técnico Celso Roth. A partida será realizada no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Jarbas Schier