Grêmio vence fora de casa (e essa é a notícia)

Espere o inesperado. O Grêmio venceu fora de casa. E só levou três meses para isso acontecer. O tricolor derrotou o Guarani por 2 a 1 em Campinas. Está no terceiro lugar com folga. Tem tudo para voltar para a série A. Mas não dá para dizer que a equipe treinada pelo técnico Roger Machado fez uma grande partida.

Em primeiro lugar, uma coisa precisa ficar clara, o Guarani fede de ruim. É uma equipe muito fraca. Não é à toa que luta para não cair para a série C. Então, esse era um time que o Grêmio praticamente tinha obrigação de vencer. Ainda assim, na sua segunda vitória fora de casa, o tricolor usou de uma tática um pouco diferente.

Basicamente, o Grêmio resolveu decidir o jogo na primeira etapa. E não é que conseguiu? Aos 19 minutos, houve uma troca de passes na intermediária. A bola foi para Diego Souza que recebeu e fez o pivô para Villasanti. O paraguaio pegou a bola livre e foi avançando. Ninguém do Guarani parecia acreditar no lance. Então, o jogador gremista chutou de longe. A bola saiu meio fraca, quicando no gramado ruim do Brinco de Ouro da Princesa. Então o goleiro Kozlinski levou uns dois anos para se jogar. Resultado? A bola entrou no cantinho esquerdo sem maiores dificuldades. Grêmio 1 a 0.

O Guarani se perdeu em campo. O Grêmio foi para o intervalo com o domínio da partida. Então, no segundo tempo o tricolor recuou. Pra quê? O jogo - que era tranquilo - começou a mudar. O goleiro Brenno teve de entrar em ação e fez pelo menos duas grandes defesas. O técnico Roger sentiu o momento ruim e fez duas trocas. Elkeson entrou no lugar de Diego Souza e Janderson substituiu Campaz.

A partida seguiu perigosa. Até que, aos 29 minutos, o Grêmio fez uma boa jogada pela direita. A bola parou no pé de Guilherme. O atacante estava de costas para o gol. Ardilosamente, ele deu uma de pedreiro e fez "a parede". Com um toque sutil, passou para Biel completamente livre. Ele invadiu a área e chutou na saída do goleiro para fazer o 2 a 0. Deveria ser o gol da tranquilidade, certo? Errado!

O Guarani seguiu melhor na partida e ainda conseguiu marcar o gol de honra. Justamente no último minuto da partida. Aos 49 minutos, o Bugre ganhou um escanteio pela direita. O juiz deixou a cobrança acontecer para depois encerrar a partida. Só que o zagueiro João Victor subiu livre e cabeceou forte no canto. 2 a 1. Porém, não havia tempo para mais nada. Ou seja, um gol mais inútil que cinzeiro em moto.

Agora, o Grêmio volta a campo na terça-feira na Arena. O adversário é Operário. A partida, válida pela 23ª rodada da Série B. A vitória é essencial para manter o bom momento, para manter a série de jogos invicto e principalmente para manter os secadores irritados...

Jarbas Schier