O dia em que a Tombense tombou

O Grêmio venceu a Tombense por 3 a 0. Foi um banho de bola. A equipe mineira, que até faz boa campanha na Série B, tombou na Arena. A equipe treinada por Roger Machado finalmente começa a dar sinais de vida. Até joga futebol de vez em quando. Já são 12 partidas de invencibilidade na competição.

Antes de mais nada, não vai ter meme. Uma derrota em casa para a Tombense decretaria uma tonelada de piadas infames. Mas nada disso aconteceu. Para evitar o assédio das redes sociais sedentas por conteúdo, o Grêmio resolveu a partida no primeiro tempo. Bastaram 45 minutos para garantir os três pontos.

A pressão, no começo do jogo, foi brutal. Até que, aos 15 minutos, Biel foi acionado na direita, avançou em velocidade e cruzou. O zagueiro deu um carrinho para tentar cortar só que meteu a mão na bola. O árbitro viu e não teve dúvidas. Assinalou o pênalti. Diego Souza cobrou com categoria e deslocou o goleiro Felipe Garcia. 1 a 0.

O Grêmio queria mais. Jogava no campo de ataque, marcava pressionando o adversário. Aos 29 minutos, a superioridade evidente deu resultado. Ferreira fez uma bela jogada e passou para Biel, na direita. Ele jogou a bola dentro da área. A zaga afastou e no rebote Bitello chutou forte para fazer 2 a 0 na Arena.

Ao contrário do que aconteceu em outras partidas, o Grêmio não recuou. Continuou levando perigo ao gol da Tombense. Até que, vamos dizer assim, Diego Souza tombou dentro da área. Pênalti. Aos 44 minutos, Diego Souza, artilheiro da série B, cobrou e fez. 3 a 0 ao natural.

E a segunda etapa? Bem, aí o Grêmio resolveu administrar a vantagem. Isso significa que fez aquela troca de passes mais inútil que feriado no domingo. O Tombense não mostrou nenhum poder de reação. Então, restava deixar o tempo passar até o fim do jogo. Lucas Silva, Pedro Lucas, Janderson, Gabriel Silva e Emerson entraram em campo. E mesmo assim a equipe mineira não conseguiu produzir nada digno de nota.

Agora, o Grêmio joga novamente na terça-feira. Vai enfrentar o Brusque em Santa Catarina. A partida é válida pela última rodada do primeiro turno da Série B e será realizada às 19h. Não importa o resultado, o tricolor se mantém no G-4 porque abriu uma vantagem confortável de seis pontos para o quinto colocado, no caso o Sport.

Jarbas Schier