Gre-nau arruma a casa

Clássico é clássico e vice-versa, já diria o Jardel. E no Gre-nau da série B deu a lógica. O Grêmio atropelou o Náutico. Fez 2 a 0 e poderia ter sido mais. Como diz o ditado: Gre-nau arruma a casa. Tanto que essa foi a melhor partida da equipe treinada por Roger Machado.

Nem é preciso dizer que a fragilidade do adversário ajudou. O Náutico é mesmo muito ruim. De qualquer forma, o Grêmio com a vitória abriu quatro pontos de vantagem do quinto colocado, o Sport. O complicado é que a equipe de Recife vem no embalo do seu técnico Lisca Doido.

Enfim, cabe uma análise tática do porquê essa foi a melhor atuação do Grêmio na série B. E a resposta é muito simples. Pela primeira vez, o tricolor resolveu passar do meio-campo e atacar. Pasmem. Houve jogadas, até mesmo troca de passes. Depois de muito tempo, assistir a um jogo do Grêmio não foi uma justificativa aceitável para um coma alcoólico...

O Grêmio começou com Ferreirinha em campo. Finalmente ele estava de volta depois de um diagnóstico completamente equivocado do departamento médico tricolor. E mostrou que é titular absoluto. A equipe de Roger Machado atacou e pressionou com vontade. Teve o domínio da partida e até bola no poste. Mas o gol teimava em não sair.

Até que, aos 43 minutos, após uma boa jogada de ataque Ferreira recebeu na entrada da área do lado esquerdo de ataque. Passou pelo marcador, invadiu a área e disparou um petardo. A bola entrou no ângulo. Um golaço. O Grêmio foi para o intervalo com uma vantagem absolutamente justa de 1 a 0.

Na segunda etapa, o Grêmio seguiu superior na partida. O técnico Roger Machado resolveu dar uma chance ao garoto Pedro Lucas. Ele entrou no lugar do apagado Campaz. Tem bom passe, corre bastante e pelo menos joga com mais vontade que o colombiano.

Porém, o jogo só foi ser resolvido aos 33 minutos. Nicolas levantou a bola na área do Náutico lá no segundo pau. O zagueiro Bruno Alves surgiu como um bólido e cabeceou para o fundo da rede. 2 a 0. Poderia ter sido mais. No final da partida, Elias ficou cara a cara com o goleiro do Náutico e errou. Até aí, nada demais. Só que a bola sobrou no rebote para Diego Souza, que em solidariedade também perdeu.

Agora o Grêmio enfrenta a Tombense. É um adversário direto. Ocupa a sexta posição com 25 pontos. E ainda tem um potencial terrível para memes. Ou seja, é preciso vencer a qualquer custo. A partida será na Arena, no sábado, 16 de julho, às 16h30.

Jarbas Schier

P.S.: Não existe discussão sobre se o jogo deveria ser Gre-nau ou Grê-tico ou mesmo Grêco. Por favor, Gre-nau é Gre-nau...