Está tudo errado, mas está funcionando

O título dessa coluna poderia muito bem ser aplicado a vários setores da economia brasileira. Mas a ideia aqui é falar do Grêmio. A equipe treinada por Roger Machado venceu o Londrina por 1 a 0. Não jogou bem. Porém, conseguiu os três pontos, se manteve no G-4, e está a nove jogos invicta. De fato, está tudo errado, mas está funcionando...

Algumas coisas vão ficando claras. Em primeiro lugar, cadê o Gabriel Chapecó? Esse até era um bom goleiro. Mas esse Gabriel Grando inspira tanta confiança quanto um jurado da Dança dos Famosos. Pode chamar o Adriel. Por que uma atuação como essa contra o Bahia (próximo adversário do tricolor) é o prenúncio do desastre. Em segundo lugar, depender de Janderson, Campaz e Biel é muito sofrimento.

De qualquer forma, o Grêmio começou em cima. O objetivo era marcar um gol até os 15 minutos. Deu certo. Aos 14 minutos, a bola foi roubada no meio do campo. Biel avançou em direção para a área. Tocou para Diego Souza que devolveu com um passe milimétrico e deixou o atacante na cara do gol. Biel fuzilou para o fundo das redes.

A partir daí, foi um jogo da Sessão da Tarde com ambas as equipes aprontando altas confusões. O Londrina até marcou o gol de empate em uma falha bisonha de Gabriel Grando. Mas o goleiro foi salvo pelo VAR. Dessa vez, o árbitro de vídeo acertou. Foi mesmo mão de Samuel Santos.

No intervalo, o volante Lucas Leiva recebeu os aplausos dos torcedores no gramado. Fato: como a ZeroZen tem 20 anos jamais seria contratada pela diretoria gremista. Só vale quem tiver mais de 30. O Grêmio voltou sem mudanças para o segundo tempo. Já o Londrina promoveu as entradas de Mirandinha, Matheus Lucas e Dudu nas vagas de Eltinho, Douglas Coutinho e Alan Ruschel.

O Londrina melhorou? Um pouco. Já o Grêmio parecia disposto a encerrar a partida o mais rápido possível. Havia um certo nervosismo no ar. De qualquer forma, ambos os times perderam gols feitos. No final, a equipe treinada por Roger Machado de novo não jogou bem, mas obteve o resultado necessário. Bom, não dá para negar que esse é um caminho possível para sair da série B (o mais longo, o mais terrível, o mais sofrido, mas ainda assim um caminho).

Agora, a boa notícia é que o Grêmio tem quatro pontos a mais que o Sport. Então vai seguir no G-4. A notícia ruim é que, no domingo, o adversário gremista será o Bahia, na Fonte Nova, às 16h. Ou seja, uma daquelas partidas que decidem a parte de cima da tabela. Como diria um ceguinho esperançoso: veremos.

Jarbas Schier