Grêmio vence e torcida não sabe o que fazer

Só um resultado interessava. E ele veio. O Grêmio venceu com tranquilidade o Novohorizontino por 2 a 0. Chegou a 17 pontos e está de novo próximo de entrar no G-4. O problema é que quando o juiz trilou o apito dando números finais à partida (como se diria em priscas eras) os torcedores simplesmente não sabiam o que fazer. Afinal, foram cinco partidas sem vitória. Ninguém sabia mais como comemorar...

Agora, o jogo não foi necessariamente de um bom futebol. Foi, é verdade, uma partida de série B. Porém, a equipe treinada por Roger Machado segue mostrando mais vontade. Defensivamente, dá pro gasto. Até por que usa três zagueiros. No ataque, as coisas parecem ter melhorado um pouco. Ainda assim, Biel e Janderson jogaram mal.

O Grêmio dominou a partida. Mas fazer um gol é sempre uma luta. Depois de vários chutes e um gol anulado, o tricolor fez o primeiro gol aos 53 minutos do primeiro. Sim, não é erro de digitação. A partida estava se encaminhando para o um 0 a 0. Porém, no último lance houve o momento decisivo.

A bola bateu na mão do zagueiro do Novohorizontino depois de uma dividida com Geromel. O juiz não viu, o VAR sim. Só que aí se passaram inacreditáveis cinco minutos até o árbitro confirmar a penalidade máxima. Diego Souza cobrou com categoria, deslocou o goleiro Giovanni e abriu o placar.

A segunda etapa começou lenta. O Novohorizontino parecia não acreditar que levou um gol do Grêmio. Já o tricolor tinha correria, tinha esforço, mas também tinha falta de pontaria. Mas aos 12 minutos saiu o segundo gol tricolor. Nicolas iniciou jogada na direita. Fez um bom passe para Biel. Só que ele fez uma espécie de corta luz acidental. O resultado foi um toque de letra para Janderson. O ponta bateu rasteiro sem chances para o goleiro Giovanni, fazendo 2 a 0.

Pronto. Aí o futebol reativo do Grêmio tomou conta da partida. Nada mais aconteceu. E, verdade seja dita, não era mesmo para acontecer. Agora a equipe comandada por Roger Machado volta a campo na próxima segunda-feira para enfrentar justamente o Sport. A partida será na Ilha do Retiro, às 20h.

Jarbas Schier