Afinal de contas, Recopa Gaúcha é tri?

O Grêmio venceu o Glória de Vacaria por 5 a 0. É... foi um banho de bola, um verdadeiro chocolate. Até parecia Gre-nal. Com o resultado, sem muito esforço, o tricolor se sagrou tricampeão da Recopa Gaúcha. Sim, foi com o time reserva. Mas o título é oficial.

O técnico Roger mudou o esquema. Usou três zagueiros e fez várias alterações. Muitas delas são interessantes. Campaz voltou a jogar bem. Janderson, quem diria, fez uma partida inacreditável. E Kanneman está de volta no velho estilo de sempre. E isso é muito bom. Nem é preciso dizer que o Glória nem se qualifica como adversário. Mas, ainda assim, o tricolor mostrou mais empenho e dedicação do que nas últimas partidas.

Aos 7 minutos, Janderson avançou pela direita e cruzou para Elkeson. O atacante se antecipou à zaga do Glória e tocou no ângulo direito do goleiro Samuel, 1 a 0. Porém, a equipe treinada por Roger Machado seguiu pressionando. Mas o segundo gol demorou a sair. Aos 43 minutos, o Janderson fez outra grande jogada pela direita e foi derrubado na área. Um pênalti escandaloso. Campaz cobrou forte, alto no meio do gol, 2 a 0.

Na segunda etapa, o Glória partiu para o ataque. Mas a noite era gremista. Campaz avançou pela esquerda e cruzou. Janderson fez um gol de bicicleta. O atilado fã (sic e sci-fi) da ZeroZen não leu errado. Janderson fez um gol de bicicleta. Um golaço que calou a torcida no Estádio Altos da Glória, 3 a 0.

Então chegou a hora de Jhonata Varela. Ele tinha acabado de entrar na partida e recebeu um passe preciso de, ora vejam só, Janderson. O lateral meteu uma bomba no ângulo sem piedade. 4 a 0. E ainda tinha espaço para mais. Aos 35 minutos, Heitor deu um bico, digo, fez um lançamento do campo defensivo para Ricardinho. Ele venceu na velocidade o marcador e chutou na saída do goleiro do Glória.

Não dá para negar que foi uma boa atuação do Grêmio. Com duas exceções. Thiago Santos segue em uma fase muito ruim. Já Benítez não jogou nada. Até porque não é jogador de futebol. Então, para que essa partida serviu. Bem, ficou claro que o Grêmio gastou um monte de dinheiro sem necessidade. A base é boa e merece uma chance. Enquanto seguir a era dos medalhões, a vida vai ser bem difícil.

Agora, o Grêmio volta a campo no domingo, às 16h. O tricolor vai enfrentar o Vila Nova, em Goiânia. A partida é válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. É um jogo difícil e o tricolor precisa desesperadamente da vitória. Até porque depois o Grêmio faz outra partida fora de casa contra o Vasco.

Jarbas Schier