Ainda bem que não é o Palmeiras

O vice de futebol do Grêmio, Denis Abrahão, é um fanfarrão. Depois do desastre, da tragédia contra a Chapecoense, declarou que o tricolor estava preparado para enfrentar o Palmeiras. Rapidamente se corrigiu. "É o Guarani. Ambos são verde e branco. Ainda bem que não é o Palmeiras". Bem, apesar da vitória por 3 a 1, ficou claro que a equipe treinada por Roger Machado ainda tem muito o que melhorar.

Uma boa notícia é que finalmente o Grêmio parece ter encontrado um esquema confiável. Nada de 4-3-3 ou 5-4-1. A tática é: passa a bola pro Diego Souza. E funciona. Por que o centroavante gremista marcou três gols. Mesmo com 108 anos de idade, Diego Souza joga mais do que todos os outros atacantes do plantel. Chega a ser covardia fazer qualquer espécie de comparação.

Vale notar que Diego Souza precisou de apenas 58 segundos para mostrar a que veio. Em um ataque em velocidade, Biel tocou para o centroavante. Ele fez uma firula? Tentou um gol de cobertura? Nada disso. Bateu cruzado. Um chute seco, milimétrico, sem chances para o goleiro Kozlinski.

Claro que deveria ser uma partida tranquila. Mas o Grêmio mesmo com três volantes levou vários sustos do Guarani. O goleiro Brenno fez pelo menos três grandes defesas. Nas sábias e proféticas palavras de Denis Abrahão: "ainda bem que não é o Palmeiras".

Mas o Bugre chegou a empatar a partida aos 25 minutos. Bruno José driblou Nicolas, foi até a linha de fundo e cruzou. Rodrigo Andrade cabeceou com perfeição. Só que Brenno fez uma defesa incrível. Só que no rebote o lateral Matheus Pereira - completamente livre - empurrou para a meta vazia.

O Grêmio se desorientou. Poderia ter levado a virada, mas Brenno estava inspirado. Então, a estrela de Diego Souza voltou a brilhar. Aos 40 minutos, Bitello recuperou a bola e encontrou Nicolas livre. O lateral avançou e fez um cruzamento na medida. Diego Souza fez um peixinho e enfiou a cabeça na bola. A bola entrou rente ao poste esquerdo. Um gol oportuno e salvador, pois vez o Grêmio sair em vantagem para o intervalo.

Roger promoveu mudanças para a segunda etapa. O meia Campaz deixou o campo para a entrada do ponta Elias. Depois Janderson entrou no lugar de Biel. O Guarani seguiu dando sustos na torcida gremista. Apesar da vantagem no placar o jogo estava longe de estar decidido. Até que aos 14 minutos, Nicolas cobrou o escanteio e Diego Souza subiu no vigésimo andar e cabeceou para o fundo da rede.

O Guarani até tentou se aproveitar das inúmeras falhas de marcação da equipe treinada por Roger Machado. Mas ainda bem que não é o Palmeiras. Com isso, o Grêmio conseguiu a sua primeira vitória na série B. Agora o tricolor gaúcho enfrenta o Operário. A partida será realizada na quarta-feira, às 19h, em Ponta Grossa, no Paraná.

Jarbas Schier