Gauchão só é ruim pra quem não ganha

Deu a lógica. O Grêmio venceu o Ypiranga por 2 a 1 e se sagrou pentacampeão gaúcho. Claro que alguns vão dizer que o campeonato não vale nada. Porém, é justamente aquele pessoal que sequer chegou na final. Gauchão só é ruim pra quem não ganha. Enfim, o tricolor não teve um grande time ou mesmo um futebol empolgante, mas o que importa é a taça no armário.

A partida serviu para consolidar o talento de Roger Machado. O técnico gremista em pouco tempo corrigiu os erros (muitos que ele mesmo cometeu), implantou um novo esquema tático, e criou um sistema consistente de jogo. A conquista do Gauchão dá confiança para suportar a tenebrosa passagem pela série B.

O Grêmio jogou bem. Partiu para o ataque. Ferreirinha sentiu um pouco a falta de ritmo. Mesmo assim incomodou a zaga do Ypiranga. A equipe de Erechim também respondeu à altura e teve boas chances. O primeiro tempo foi movimentado e tudo indicava um empate. Porém, Bitello chamou a responsabilidade e resolveu cobrar uma falta de longe.

A bola pegou um efeito incrível e bateu no travessão. Na sobra, Rodrigues subiu mais alto do que a defesa do Ypiranga. A bola voltou para a área, mais precisamente na cabeça de Bruno Alves. Ele cabeceou sozinho para as redes. E não adianta chorar. Ele estava em posição legal.

O gol deixou tudo mais tranquilo para a segunda etapa. O Grêmio resolveu recuar e esperar pelo contra-ataque. A tática funcionou principalmente pelas boas atuações de Lucas Silva e Villasanti. Até, aos 29 minutos, Campaz cobrou falta. O goleiro Edson defendeu. Mas a bola sobrou livre para Rodrigues. Ele tocou para as redes sem qualquer dificuldade. Bem, na verdade, a posição do gremista era duvidosa. Então, o VAR levou mais de três minutos até validar o gol.

O Ypiranga ainda fez um gol. O segundo feito fora de casa em todo o Gauchão. O outro gol foi contra o Brasil de Pelotas. Enfim, a zaga gremista deu bobeira e, em um cruzamento da direita, Erick se antecipou e fez o gol de honra da equipe de Erechim.

Agora o Grêmio comemora mais um título, mais uma taça, mais uma conquista. Contudo, a realidade já está batendo a porta. É hora de iniciar na Série B. No próximo sábado, às 16h30min, o Grêmio encara a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Vai ser um longo ano. Mas, pelo menos, um título já está garantido.

Jarbas Schier